O prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá, disputará a presidência do PT na eleição interna do partido. O lançamento oficial da candidatura ocorrerá em 13 de maio, no Circo Voador, no Rio de Janeiro. A decisão amplia o racha dentro da principal corrente da legenda, a Construindo um Novo Brasil (CNB), que conta ainda com o ex-prefeito de Araraquara (SP) Edinho Silva, tratado nos bastidores do Palácio do Planalto como o candidato do presidente Lula.
Quaquá pretende formalizar a decisão na semana que vem, mas já anunciou sua decisão no grupo de WhatsApp da CNB. Em resposta a uma mensagem de um dos integrantes do Diretório Nacional do partido que se disse confiante na unidade da corrente em torno de Edinho, o prefeito de Maricá disparou:
“Nossa [unidade] não! Edinho não é meu candidato! De onde surgiu a candidatura dele? Qualquer militante pode ser candidato… Eu vou lançar a minha na semana que vem!”.
Washington Quaquá antecipou que conversará com Romênio e Falcão para discutir uma aliança programática num eventual segundo turno da eleição petista. A plataforma da campanha, segundo ele, será ancorada nas diretrizes defendidas no livro recém-lançado pelo prefeito, “Diálogos com a utopia”.