O prefeito de Maricá Washington Quaquá participou, nesta segunda-feira (14/04), de uma reunião de alinhamento dos grandes projetos estruturantes que serão lançados no próximo aniversário da cidade, comemorado no dia 26 de maio. Os projetos têm foco no desenvolvimento estrutural da cidade, mas sem esquecer dos avanços sociais e econômicos da população.
Durante a reunião, o prefeito conheceu e fez apontamentos sobre alguns projetos a serem desenvolvidos na cidade. Participaram da reunião o secretário de Saúde, Marcelo Velho, e representantes da empresa responsável pela elaboração e concepção das obras.
Durante o encontro, o prefeito comentou a construção de novos postos de saúde nos quatro distritos, além do já anunciado centro de protonterapia, o primeiro centro do país a oferecer o moderno tratamento contra câncer com uso de prótons, uma terapia que diminui os efeitos colaterais no tratamento.
O prefeito também debateu investimento em projetos estruturais na educação – com construção e ampliação de escolas – e mobilidade urbana. “Tratamos de todos os projetos: os novos Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT), que oferece ensino integral, dos Veículos Leve sobre Trilhos (VLT), de mobilidade urbana, um conjunto de metas e projetos que vamos lançar em 26 de maio, para que toda a população tome conhecimento”, anunciou o prefeito.
O prefeito destacou que os cortes e audições em programas sociais tem por objetivo a economia de recursos para que os novos projetos de desenvolvimento estrutural do município possam ser custeados. O prefeito destacou, ainda, que poderá buscar recursos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Quaquá se reuniu, na última semana, com o presidente do banco, Aloísio Mercadante, para debater investimentos em setores estratégicos do município.
“Estamos fazendo ajustes para que possamos, de fato, construir uma cidade com desenvolvimento e infraestrutura. A cidade do futuro é construída por todos nós, com muito trabalho. Aqui teremos pessoas qualificadas, treinadas, cursando ensino superior ou técnico, para que tenham empregos de qualidade, empresas de qualidade e uma economia de qualidade”, disse o prefeito.
O prefeito Washington Quaquá vem anunciando, desde o início do mandato, uma série de novos projetos para marcar a “revolução na revolução”. 10 obras de Oscar Niemeyer foram adquiridas e colocarão Maricá como a segunda cidade com mais obras de um dos maiores arquitetos de todos os tempos – atrás apenas de Brasília, capital federal. Além disso, anunciou a construção de hotéis em Itaipuaçu e a construção do complexo “Samba, Futebol e Caipirinha”, como incentivo à atração de turistas e uma alteração na matriz econômica local.