Após quatro noites de alegria, diversão, entretenimento e muita música boa, a festa em celebração aos 192 anos de emancipação político-administrativa de Itaboraí, chega ao fim, deixando para a população o sentimento de pertencimento e a certeza de que o município está vivendo a transformação. A noite deste domingo (25/05), marcou um dos pontos altos do evento deste ano, com o show do cantor Belo.
No palco, o prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, agradeceu à população que compareceu ao evento e lançou um desafio para o próximo ano.
“Alegria muito grande estar aqui hoje. Queria agradecer de coração ao povo de Itaboraí, porque essa festa ainda é por causa de vocês, é pra vocês, e vocês têm feito a diferença não só na minha vida. Nós trabalhamos para fazer esse evento da melhor maneira possível. Trouxemos os melhores artistas, e eu quero fazer o desafio pro ano que vem. Que a gente faça uma votação dos melhores que já tiveram aqui nos últimos cinco anos. Vocês vão escolher, no ano que vem, quem serão os artistas que vão estar aqui em cima se apresentando. Deus abençoe vocês e obrigado por fazerem essa festa linda com a gente”, declarou Marcelo Delaroli.
Animando a população, o apresentador André Gasparetty garantiu o entretenimento da noite, dando início a noite de apresentações com o cantor Maykkon André com participação de Carol Vitalino e Pagode do Menezes. Na sequência DJ Sandro animou a galera, seguido do cantor Wallace Araújo, que deixou o público no clima do pagode para receber o show mais aguardado da noite. Com 30 anos de carreira, Belo tem uma carreira que atravessa gerações. O cantor fez um show memorável, e sua fala reforçou o carinho do artista com a cidade e seu povo.
“Sou muito grato por cantar em Itaboraí. Venho aqui há mais de 30 anos, desde o tempo do Soweto, e é emocionante ver como essa cidade está vibrando com cultura, lazer e respeito. Me sinto parte dessa história”, disse o cantor.
Para garantir mais segurança para o público presente durante as últimas cinco noites, o evento contou com Postos Médicos instalados em pontos estratégicos para atender a população com conforto e ambulâncias ficaram à disposição para atender intercorrências. Além de banheiros químicos, praça de alimentação e tenda de brigadistas, prontos para prestarem os primeiros socorros. Durante a celebração aconteceu a identificação de menores, por meio de pulseiras que registram o nome e telefone dos responsáveis. Uma área exclusiva com acessibilidade e pontos de hidratação gratuitos ofereceram bem-estar para os espectadores. O evento teve à disposição uma sala multissensorial para atender crianças neurodivergentes.
Entre o público, Carlos Alberto da Conceição, de 60 anos, morador do bairro Gebara, acompanhou tudo com um sorriso no rosto. Ele nasceu e cresceu na cidade, e afirma nunca ter visto uma comemoração tão organizada e acolhedora.
“Eu vi essa cidade mudar muito ao longo dos anos. Mas o que mais me emociona hoje é ver que o povo voltou a se orgulhar de Itaboraí. Essa festa é um retrato disso. A gente se sente respeitado, valorizado e parte de tudo isso. Ser itaboraiense hoje é um privilégio”, expressou o auxiliar de serviços gerais.
Com uma importante atuação no evento, a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMAU), realizou a troca de 10 itens recicláveis por copos reutilizáveis, incentivando o descarte consciente. Realizado pela Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos (SEMTUR), a celebração também contou com o apoio das secretarias municipais de Fazenda e Tecnologia (SEMFAT), Segurança (SEMSEG), Transporte (SEMTRANS), Saúde (SEMSA), Comunicação Social (SEMCOM), Serviços Públicos (SEMSERP), Desenvolvimento Social (SEMDS) e outras, além de agentes do 35º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e do programa Segurança Presente.
Um Centro de Comando e Controle móvel foi instalado no local do evento, sendo um micro-ônibus da Guarda Municipal, que conta com monitores, espelhando em mosaico, as câmeras de videomonitoramento instaladas na cidade, com conexão de internet e estações de trabalho, operadas pelos guardas municipais. Vale destacar que um esquema de segurança reforçado foi montado, com detector de metais em todos os acessos ao evento. Um dos diferenciais deste ano foi o sistema de controle e monitoramento, que conta com 80 câmeras convencionais e com tecnologia speed dome, proporcionando mais segurança para o público.
As cinco noites de shows contaram com uma programação pensada para toda a família, levando para o principal palco da cidade apresentações dos cantores Thalles Roberto, do grupo Menos é Mais, Dilsinho, Gustavo Mioto, Ana Castela e Belo. O evento teve como objetivo levar alegria para a população.