A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta segunda-feira (26/05) dois tradicionais eventos em comemoração pelos 211 anos do município: o hasteamento da bandeira e o Desfile Cívico. As cerimônias contaram com presença de secretários, servidores, centenas de estudantes e público em geral.
Às 8h, em frente à sede da prefeitura, a Guarda Municipal se apresentou às autoridades presentes durante o hasteamento do símbolo da cidade. O secretário de Executivo de Gestão de Governo, Arlen Pereira, afirmou que Maricá tem muitos motivos para celebrar. “Maricá comemora seu passado projetando o futuro. Ontem, mostramos um conjunto de obras do arquiteto Oscar Niemeyer que farão parte da nossa arquitetura. Estamos projetando a cidade para o pós-petróleo”, disse.
“Maricá vem trilhando um longo caminho de evolução, de restruturação e hoje viemos brindar uma revolução. Vamos tornar Maricá a capital da educação integral. Os 211 anos marcam o início de uma grande história, da cidade da educação integral”, emendou o secretário de Educação, Rodrigo Moura.
Logo em seguida, às 9h, foi realizado o Desfile Cívico na Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa, também no Centro. Centenas de escolas públicas e privadas desfilaram ao longo da via até a Avenida Domício da Gama, esbanjando simpatia e criatividade. No meio dos estudantes, o prefeito Washington Quaquá acompanhava a filha durante a apresentação.
“Primeiro ano da minha filha na escola municipal e ela estava toda feliz para vir desfilar. Dá muito orgulho participar do desfie. Eu desfilo desde criança, quando eu tinha 10 anos de idade. Agora, participo como pai de aluno. Maricá mantém essa tradição com orgulho porque dá disciplina para as crianças”, afirmou o prefeito Washington Quaquá
Aluna da Escola de Idosos, Maria Paulina Damasceno, de 70 anos, ilustrou bem esse sentimento. “A gente ama. É muito bom estudar, mesmo depois de idoso. É bom porque incentivamos tanto os jovens quanto outros idosos. Nunca é tarde para aprender”, orgulha-se.
