O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, lançou a exposição ‘Casa das Utopias’, no Mercado das Artes, no Centro. No local, foram apresentadas ao público as maquetes dos projetos do arquiteto Oscar Niemeyer – adquiridos pela Prefeitura de Maricá -, projeções de como ficará o novo Mergulhão de Inoã, além dos novos pórticos e da Curva Di Branco, em Araçatiba.
“Eu queria essas maquetes em praça pública, para que a população não só pudesse conhecer, mas acompanhar o andamento de cada um desses projetos. Tem aqueles que acham que o que eu falo não vai ser feito. São os mesmos que diziam que o ônibus tarifa zero e a moeda social não seriam implementados. Todas as obras serão executadas e Maricá será a cidade do Turismo, da Cultura, da Industrialização, da Ciência e Tecnologia”, declarou Quaquá.
Quem visitar a exposição poderá conhecer as maquetes do Museu da Paz e das Utopias, Centro Administrativo, Museu de Arte, Teatro Ballet de Cuba, Estádio João Saldanha e Hotel Maricá, além de imagens dos demais projetos. A exposição terá duração de 30 dias. Com a aquisição dos 10 projetos inéditos de Niemeyer, Maricá se tornará o segundo local com mais obras de um dos maiores arquitetos da história da humanidade.
O espaço tem cinco ambientes interativos e recebeu, também, uma linha do tempo contando a história da cidade, a instalação de um totem com um assistente virtual interativo. Há um lounge de convivência e estação fotográfica. A fachada do Mercado das Artes recebeu, ainda, vídeo mapping na fachada com projeções exaltando os projetos de Oscar Niemeyer e os 211 anos de emancipação político-administrativa da cidade.
“Estamos apontando para o futuro com uma proposta muito concreta de desenvolvimento, sem deixar de olhar para o aqui e agora. Desejamos que seja um espaço de inspiração, de troca. Em Maricá, a utopia é realidade. A revolução da revolução já começou”, destacou a secretária de Comunicação Social, Danielle Oliveira.
A Casa das Utopias funciona todos os dias (de domingo a domingo), das 10h às 20h. A realização é da Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias de Comunicação Social; Promoção de Eventos; e Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno.
Ativações na Praça
Uma série de ações está acontecendo na Praça Orlando de Barros Pimentel. A lateral da Casa de Cultura recebeu ‘capsulas do tempo’ com inteligência artificial (IA) em formato de portas, além dos diversos produtos apresentados pela Companhia Alimentos de Maricá (Amar).
As ativações são complementares à exposição ‘Casa das Utopias’. As três ‘capsulas do tempo’ possuem uma tecnologia que une inteligência artificial, computação gráfica e sistemas de aprendizado profundo de máquina, para dar vida à personagens que conseguem interagir em tempo real. As personagens respondem perguntas para interagir com o público.
Cada personagem representa a materialização da Economia das Pessoas, conceito destacado pelo prefeito Washington Quaquá que norteia a transformação econômica local. Os personagens falam sobre as ações focadas no empreendedorismo e no cooperativismo, ferramentas que serão trabalhadas para impulsionar a economia local.
Espaço Amar
Para marcar o lançamento da nova fase da Companhia Maricá Alimentos S/A, que agora se torna Alimentos de Maricá (Amar), foi montado o ‘Espaço Amar’ – um stand temático com exposição de produtos locais e horta comunitária. A nova empresa pública terá com foco na indústria agroalimentar. O espaço possibilita que a população tenha contato com os novos artigos que serão responsáveis por contribuir com a internacionalização da marca de Maricá.