Com o objetivo de levar saúde para todos sem distinção no município, o programa “Consultório na Rua” esteve no bairro da Ampliação para atender as pessoas em situação de rua de Itaboraí. O programa possui equipe composta por vários profissionais, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes sociais, psicólogos e assistentes sociais.
A iniciativa, que faz parte da Atenção Primária à Saúde, visa garantir acessibilidade das pessoas em situação de rua a um atendimento mais humanizado. Caso constatada a necessidade, os atendidos são encaminhados às unidades de saúde para receber o apoio necessário. A ação acontece de segunda a sexta-feira pelos bairros de Itaboraí.
“Quando falamos em saúde, pensamos em hospitais, consultórios, postos de saúde, quando, na verdade, saúde é outra coisa que se inicia na família. Com esse projeto poderemos preencher essa lacuna na vida dessa população de rua”, ressaltou o secretário de Saúde de Itaboraí, Cosme Salles Filho.
Além de tratar as doenças e condições que mais atingem essa parcela vulnerável da população, como tuberculose, alcoolismo e combate às drogas, o programa também orienta sobre doenças, como as sexualmente transmissíveis e hepatites. Durante o atendimento os pacientes fazem curativos, testes de diabetes, aferir pressão e também realizar outros procedimentos.