Amanhã, (21/01), no dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, às 10h acontecerá a 2ª edição do evento “a.FÉ.to”, no Centro Cultural Joaquim Lavoura, em São Gonçalo. O projeto, realizado pelo Conselho Municipal da Igualdade Racial de São Gonçalo, que acontece desde o ano passado, tem por objetivo dialogar ao lado de líderes religiosos a importância da conscientização sobre sobre o combate a intolerância religiosa na cidade e em outros munícipios,convidando todos a refletir sobre a fé, afeto, espiritualidade e resistência.
O projeto se concretizou através de uma idealização do Presidente do Conselho da Igualdade Racial de São Gonçalo, Luis Backer, com o apoio da Yalorisá Juçara de Yemonjá, que foi iniciada no candomblé no dia 07/02/1963 e exerce função a 58 anos. Juçara de Yemonjá é Yalorisá no Ile Asè do Ogun Jà, localizado em Tribobó.
“Para mim a importância do evento é conscientizar as pessoas do respeito que se deve ter por todas as religiões’, afirma a Yalorisá.
A 2ª edição do “a.FÉ.TO” ocorrerá no Centro Cultural Joaquim Lavoura, no centro de São Gonçalo ao lado do SESC e contará com a presença dos palestrantes: Bispo Theodoro da Comunidade Evangélica Amor e Fé, Yalorisà Juçara de Yemoja do Ilê Asè do Ogun Já, Pastor Júlio da Comunidade Batista de São Gonçalo, Secretário Municipal de Cultura.
O evento que será presencial, seguirá obedecendo todas as normas de distanciamento e cuidados contra o contágio do novo coronavírus.
Vale ressaltar que o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (21 de janeiro) foi criado por meio da Lei nº 11.635, de 27 de dezembro de 2007, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A data foi escolhida em homenagem a Yalorixá Gildária dos Santos, a Mãe Gilda, do Axé Abassá de Ogum, que foi vítima de diversas agressões, verbais e físicas, provocadas pelo preconceito à sua religião.
Abaixo segue o acervo de fotos feitas da 1ª edição do evento “a.FÉ.to” no dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa do ano passado , no dia 25/01/2020 no Ilê Asè do Ogun Já.