Em mais um dia de vacinação, a Secretaria de Saúde de Maricá esteve na última sexta-feira (05/02) na casa da aposentada Isa Ferreira da Costa, de 106 anos, moradora do bairro de Ponta Grossa. A aposentada se junta agora ao grupo de maricaenses que já receberam a primeira dose no município, que já chega a 1.706.
Quem acompanhou de perto a vacinação foi o sobrinho de dona Isa, Geraldo Coimbra, de 63 anos. Para ele, esta é uma das etapas necessárias para que a família se tranquilize e que a idosa possa sair mais quando for imunizada totalmente.
“A gente segue todo o protocolo desde o início da pandemia. Chega aqui, tira os sapatos, usa álcool a todo momento e evita sair quando dá. A minha tia passou a ficar mais tempo dentro de casa neste último ano, ela é bem tranquila, mas sente falta de encontrar as pessoas da família e ir a restaurantes. Tenho certeza que quando as coisas melhorarem e ela estiver imunizada, ficaremos mais aliviados”, comentou Geraldo.
Desde o dia 19 de janeiro, a Prefeitura de Maricá aplica a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nos grupos prioritários do município. Das 1.706 pessoas já imunizadas, são 1.410 profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia; 45 indígenas, 151 idosos que moram em instituições de longa permanência; 22 moradores e 20 funcionários de residências terapêuticas inclusivas institucionalizadas; 48 profissionais de instituições de longa permanência para idosos; 10 idosos centenários.
A técnica de enfermagem da Secretaria de Saúde Gabriela Serra, que acompanhou de perto a vacinação de alguns idosos, contou que os idosos receberam muito bem as equipes em suas casas. “Em todas as residências fomos muito bem atendidos. É revigorante ver a sensação de alívio nos olhos deles e nos dos seus familiares, eu fico feliz com isso. A nossa equipe recebe constantemente mensagens de gratidão, eles se sentem reconhecidos”, disse ela