A cidade de Itaboraí, através do programa estadual Limpa Rio, acaba de ser beneficiada com a limpeza e o desassoreamento de seus recursos hídricos. As intervenções iniciaram na última sexta-feira (05/02), em um trecho de cinco km do Rio Iguá, nas localidades de Porto das Caxias e Reta, e de três km no Rio Tambutaí, no bairro Santo Antônio. A expectativa é retirar cerca de 91 mil m³ (metros cúbicos) de sedimentos desses corpos hídricos para destinação ambiental adequada.
A edição do programa na cidade faz parte do trabalho integrado da Prefeitura de Itaboraí com a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Em visita ao trecho do Rio Iguá, na altura da ponte da Reta Velha, o prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, ressaltou a importância da parceria estadual com o município e aproveitou para agradecer a presença do secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, que veio pessoalmente acompanhar o início da operação.
“Quero agradecer o secretário estadual (Thiago Pampolha) que prontamente atendeu Itaboraí trazendo o programa Limpa Rio para a cidade. Ele ainda está se desdobrando para resolver problemas crônicos da cidade, como da comunidade do Rato Molhado, em Rio Várzea. Nesse tempo chuvoso ficamos ainda mais preocupados com as possíveis enchentes e queremos agradecer por estarmos iniciando uma intervenção como essa”, disse Marcelo Delaroli.
A parceria com o governo estadual irá também atender importantes canais da cidade e as ações têm o objetivo de melhorar o escoamento desses rios, de forma a minimizar as inundações decorrentes do transbordamento dos mesmos, como falou o secretário estadual Pampolha.
“Sabemos que o rio Iguá corta a cidade em trechos importantes e o assoreamento do rio causa muitos problemas, principalmente, na comunidade da Reta. Em paralelo, estamos atendendo também outros canais da cidade. O programa veio para ficar, para que a gente possa agir de forma preventiva para quando as chuvas chegarem, esses problemas possam ser mitigados”, explicou o secretário estadual.
Assim que os trabalhos se iniciaram no Rio Iguá, a retroescavadeira hidráulica retirou uma carcaça de veículo, sacos de lixo e muito entulho de obras. A secretária Municipal de Meio Ambiente, Sheila Rodrigues, também presente na operação aproveitou para ressaltar a importância dos moradores do entorno colaborarem com a preservação dos corpos hídricos.
“É muito importante que as comunidades também colaborem com a preservação do meio ambiente. Não jogando lixo, entulho e esgoto nos rios. A secretaria, em paralelo as ações do programa, irá visitar as casas e conversar com os moradores para informar sobre o descarte correto dos resíduos e até orientar sobre a instalação de sumidouros. Os rios são fontes de vida. Se temos rios saudáveis, temos também população saudável”, afirmou a secretária Sheila Rodrigues.