Maricá – Tarde desta Quarta-feira estivemos na Barra de Maricá com o Presidente da SOMAR – Autarquia de Obra de Maricá falando sobre a abertura do Canal de Barra de Maricá.
Segundo o Presidente da SOMAR, vai ser um trabalho muito árduo por conta do maior volume de areia, algo acima do normal porque a ultima ressaca que atingiu a orla de Maricá foi muito atípica sendo uma das maiores dos últimos 20 anos, fazendo muito volume de areia no local onde a SOMAR está realizando a abertura.
Hoje estão trabalhando na abertura do canal 3 maquinas e a partir de amanhã (quinta) serão 12 maquinas, para diminuir o tempo de serviço de abertura do canal, mais por conta de grande quantidade de areia o trabalho terá a duração entre 8 a 10 dias
O trabalho está sendo realizada por conta da mortandade de peixes nas lagoas do Caju e Jacaroá, aumentando o nível da água e a oxigenação das lagoas locais.
Renato Machado também respondeu algumas perguntas de pessoas que estavam assistindo a live do SOSMaricá.
Uma das perguntas foi sobre a possibilidade de fazer a abertura definitiva no Canal de Barra tornado igual ao de Ponta Negra.
Renato Machado respondeu:
” Seria nosso sonho, mais infelizmente o que temos nas mãos hoje de licenças ambientais só permite que eu abra e feche esporadicamente, mais estamos trabalhando para isso a SOMAR está com um Arquiteto Naval para curto prazo fornecer um estudo, um plano e todas as contrapartidas que forem necessárias a oferecer, que seja um remanejamento, um replantio, tudo que possamos fazer para ter o canal aberto em definitivo para melhorar nossas lagoas de Maricá.”