Contribuintes que pagaram mais impostos que deveriam ao longo de 2020 têm direito, por meio da declaração do Imposto de Renda 2021, de receber uma restituição. Os valores serão pagos em cinco lotes, a partir de 31 de maio, diretamente na conta indicada. Antes que o depósito se perca no meio dos gastos do dia a dia, é preciso entender sua situação financeira para definir o uso mais inteligente desse dinheiro extra.
A analista de investimentos da Suno Research, Gabriela Mosmann, diz que é preciso ter cautela e não fazer nenhum gasto contando com a verba futura. Caso a Receita Federal encontre alguma inconsistência nas informações prestadas, pode levar o indivíduo à malha fina e travar o recebimento da restituição.
O ideal é só usar os recursos assim que eles estiverem disponíveis para evitar despesas desnecessárias ou compras por impulso. Como utilizar a restituição vai depender da realidade de cada um. Mas, aproveitar esse dinheiro extra para organizar as finanças é uma decisão certeira — comenta Gabriela.
O professor de economia da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Oswaldo Mello, concorda. Ele aconselha quitar as dívidas em aberto, principalmente com cartão de crédito e cheque especial por causa das altas taxas de juros cobradas:
Os juros do cheque especial e do cartão de crédito médios no Brasil são respectivamente: 6,55% so mês e 11,93% ao mês, segundo o Banco Central (BC). Portanto, quem tiver valor a restituir e pensar de forma racional deverá liquidar imediatamente seus débitos nestas linhas, livrando-se assim do dissabor destas taxas exorbitantes.
Antes de quitar, no entanto, vale a pena conversar com o credor e pedir um desconto.
Sempre que temos dívidas e recebemos um dinheiro extra devemos buscar negociar a quitação ou amortização daquela que tiver a maior incidência de juros mensal. Então, ao receber a restituição,eu priorizaria o pagamento, negociando antes para obter um desconto — contou a economista e professora da Estacio, Renata Weiss.
A quem está com as contas em dia, o Mello sugere guardar a quantia como reserva de emergência para imprevistos futuros. Ele argumenta que o momento econômico, com PIB de apenas 3,14% projetado para 2021 e uma recorrente pressão inflacionária, requer cautela.
Baratear o financiamento
Para quem tem imóvel financiado, é vantajoso usar o dinheiro da restituição para fazer uma amortização, ou seja, pagar uma parte do saldo devedor. Assim, o mutuário pode reduzir de forma considerável tanto o valor do financiamento, quanto o prazo de pagamento.
É possível escolher entre duas opções: reduzir o valor das prestações e manter o prazo de financiamento ou reduzir o prazo que falta no financiamento, mantendo os valores das parcelas a serem pagas. Do ponto de vista financeiro, essa última alternativa e mais interessante porque tem impacto nos juros cobrados e, consequentemente, reduz o saldo total devedor.
Como identificar se vai receber a restituição?
1) Acesse o site da Receita Federal (gov.br/receitafederal) e clique no banner “Portal e-CAC.
2) Ao ser direcionado para a página inicial do do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), clique na opção “Gerar código de acesso” para pessoa física. Para isso, será necessário preencher o número do recibo das duas últimas declarações entregues.
3) Depois, basta criar uma senha e receber o número do código de acesso para consultar as informações referentes à declaração de IR. O código é válido por dois anos e, após este período, ele será revogado automaticamente. Caso tenha perdido seu código de acesso gerado anteriormente, é possível realizar o mesmo procedimento e receber um novo.
4) Após ter em mãos as credenciais, basta fazer login no portal e-CAC, com CPF, código de acesso e senha. Na página seguinte, clique em “Meu Imposto de Renda”, no canto superior esquerdo.
5) Na seção “Meu Imposto de Renda”, aparece uma linha do tempo e, abaixo de cada ano, a situação das declarações do contribuinte. Se constar “em fila de restituição” abaixo do ano 2021, significa que o contribuinte será contemplado em um dos lotes pagos pela Receita Federal. Também é possível ver detalhes do processamento como o valor a ser restituído.
Quando vou receber?
A Receita dá prioridade de pagamento às pessoas que foram as primeiras a entregar o Imposto de Renda. Ou seja, se você deixou para a última hora e tem direito à restituição, provavelmente, vai receber no quarto ou no quinto lote.
Há ainda um outro critério respeitado: nos primeiros lotes são contemplados idosos acima de 60 anos; pessoas com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave; e professores.
Fonte: Jornal Extra