Na tarde dessa quarta-feira (30/06), a Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), obteve autorização do Conselho Deliberativo da Região Metropolitana (IRM) para continuar realizando o serviço de esgotamento sanitário no município até 31 de dezembro de 2028. Da reunião que aconteceu no Palácio da Guanabara, no Rio, participaram a presidente da Sanemar, Rita Rocha, prefeitos membros do Conselho e o governador Claudio Castro.
Segundo a presidente da Sanemar, essa é uma importante vitória já que o destino do esgoto ainda estava indefinido, dependendo de um parecer do Conselho, até então detentor da outorga do esgotamento sanitário. Maricá foi a única cidade da Região a conseguir essa autorização para operar esse tipo de serviço essencial para garantir o desenvolvimento sustentável da cidade.
“A pedido do prefeito Fabiano Horta já estamos elaborando um plano de saneamento para todo o município e agora temos a segurança de que poderemos investir recursos para isso”, disse Rita Rocha, ressaltando que dois projetos já estão em fase final de elaboração. “Em breve estaremos chegando com o saneamento para as regiões de Ponta Negra e Itaipuaçu”, contou.