A Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Maricá, do Centro, foi reinaugurada nesta quinta-feira (15/07). A unidade recebeu reformas e foi ampliada para expandir os serviços à população, além de acomodar melhor as equipes nos trabalhos de educação permanente e continuada.
“Essa obra da nossa base do Centro é mais uma conquista para nossa cidade! Vai fazer muita diferença no atendimento e também na capacitação das equipes, já que vamos ter mais espaço e infraestrutura para os treinamentos”, avalia a secretária de Saúde de Maricá, Simone Costa.
O espaço, antes com aproximadamente 73 m² de área construída, passou por reformas nos dois dormitórios, três banheiros, sala da administração, farmácia e copa. Mais 92 m² foram construídos para abrigar um arquivo de 46 m² no segundo pavimento e o primeiro pavimento com o mesmo tamanho, acomodando sala da coordenação, sala de estudos e capacitação, expurgo e três depósitos (materiais, higienização e cilindros). A base fica no Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro.
O coordenador da base Leonardo Ribeiro da Silva, que há 13 anos faz parte do SAMU, comemorou e destacou que essa é mais uma vitória para os profissionais atuantes e, principalmente, para a população que conta tanto com os serviços.
“Ano passado inauguramos uma base descentralizada no bairro de Itaipuaçu. Foi uma grande vitória porque ajudou muito a atuação do SAMU, já que a demanda estava grande e hoje as ocorrências têm o tempo resposta mais rápido”, explicou o coordenador administrativo.