SÃO PAULO — O presidente Jair Bolsonaro passará nesta sexta-feira (16) por uma avaliação clínica dos médicos para saber se poderá dar início à dieta líquida, como previsto pela equipe que o acompanha. Internado desde quarta-feira à noite no Hospital Vila Nova Star, na zona sul de São Paulo, Bolsonaro vinha sendo hidratado à base de soro e alimentação parental, quando nutrientes são administrados diretamente na veia.
Segundo a assessoria de imprensa do hospital, não há previsão de novos exames nesta sexta-feiras, apenas a chamada avaliação clínica. Nela, os médicos identificam queixas do paciente e fazem testes físicos.
A retomada da alimentação segue vários estágios, enquanto o presidente estiver internado. O primeiro passo é a dieta líquida, que é de mais fácil digestão e requer o mínimo trabalho do estômago e do intestino. O cardápio dessa fase geralmente conta com sucos, chás e gelatina.
Até chegar à alimentação sólida, mais comum, o presidente deve passar por outras etapas, como a dieta pastosa.
Com quadro considerado estável pelos médicos, Bolsonaro não tem a realização de mais uma cirurgia no radar. A expectativa é que se continue com o chamado “tratamento conservador”.O último boletim médico enviado à imprensa, na noite desta quinta-feira, informou que o mandatário mantém uma evolução clínica “satisfatória”, mas segue sem previsão de alta hospitalar.