SÃO GONÇALO – A Clínica Gonçalense do Mutondo oferece tratamento especial para pessoas que ficaram com sequelas respiratórias e de musculatura pós-Covid. O trabalho é desenvolvido por uma educadora física, duas vezes por semana, no período da manhã ou da tarde. Para as atividades, que começaram nesta quarta-feira (28), as inscrições estão abertas e podem ser feitas na academia existente dentro da unidade de saúde, às segundas e quartas-feiras, das 8h às 17h.
O trabalho de reabilitação pós-Covid-19 é para aqueles que estão apresentando problemas respiratórios e de musculatura após o acometimento da doença. “Através da prática de exercícios físicos, com o treinamento aeróbico e o resistido, temos como objetivo a melhora da independência, resistência cardiorrespiratória, força muscular, equilíbrio, flexibilidade, coordenação motora, controle das comorbidades, correções posturais e manutenção do peso ideal”, explica a educadora física Jéssica da Silva Santos.
Outro trabalho da educadora física que será oferecido na clínica é para autistas, pessoas com síndrome de Down e com deficiência mental. As oficinas irão acontecer às segundas e quartas pela manhã ou à tarde e as inscrições também estão abertas.
“Para este público, serão trabalhadas a psicomotricidade – melhora do movimento do corpo, coordenação motora, equilíbrio e ritmo – e a interação social”, explicou Jéssica. As turmas vão contar com dez pessoas cada. Para as inscrições, os interessados devem apresentar documento de identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).