O presidente da Autarquia de Serviços de Obras de Maricá, Renato Machado, afirmou na manhã desta terça (24) que a Lagoa do Marine poderá ganhar uma estação de tratamento de esgoto. De acordo com o gestor, a recuperação da lagoa é um desejo a ser alcançado.
“Vamos tentar despoluir parte dessa lagoa, que está bem poluída. Vamos tentar fazer uma estação de tratamento aqui e tratar esse ponto da lagoa”, disse, durante transmissão nas redes sociais.
Essa é uma vontade antiga da gestão do prefeito Fabiano Horta. Na inauguração da Orla das Amendoeiras, também em São José do Imbassaí, em 30/12/2018, o chefe do Executivo já havia falado sobre o desejo de fazer a instalação de duas estações de tratamento de esgoto na localidade.
Natureza e vida marinha – Renato destacou a presença dos guaiamuns, pequenos caranguejos que agora fazem morada no enrocamento de pedras instalado na margem da lagoa.
“É uma coisa linda. A gente coloca essas pedras e vira a residência dos caranguejos. A matéria orgânica que se estabelece viram algas que servem de alimento para eles. Um dia, disseram que eu estava acabando com os caranguejos colocando as pedras, e a gente vê que essa afirmação é errônea”, comentou. “É a natureza se multiplicando. Temos um desafio grande de sempre gerar vida na lagoa”, completou.
Nova Orla do Marine – O local também deve ganhar um espaço para a realização de eventos. “Aqui vai ser um grande lugar para que a Secretaria de Turismo possa realizar eventos”, contou.
“Essa é a maior orla que está sendo executada. Seriam mais de 40 mil m² de extensão, mas com a canalização do canal, ganhamos mais 30 mil m² de obra”, concluiu.
Fonte: errejota notícias