A prefeitura de Maricá em colaboração com a ONG Contato, por meio da Secretaria de Políticas Inclusivas, criou um novo projeto que visa promover a inclusão social de pessoas com deficiência e garantir seus direitos na sociedade contemporânea, o CRPI (Centro de Referência em Politicas Inclusivas). O objetivo do projeto não se limita apenas a população com deficiência, mas a todos os familiares e pessoas que tenham interesse nos cursos oferecidos.
O intuito do projeto é desenvolver ações de atenção à PCD (Pessoa com Deficiência), envolver a sociedade na temática de inclusão, promover o desenvolvimento de crianças, jovens, adultos com deficiência e prestar assistência aos familiares visando suas necessidades. O corpo técnico de atendimento no centro é formado por dois psicólogos, duas assistentes sociais, uma fisioterapeuta e uma pedagoga. Segundo a secretária Sheila Pinto da Secretaria de Políticas Inclusivas, com o desejo de contribuir para que Maricá alcance vôos mais altos e se torne uma cidade inclusiva e igualitária, nasceu o projeto como um fôlego de representatividade para todas as minorias que lutam diariamente por igualdade e inclusão social. “Por entendermos a inclusão como algo abrangente e complexo, surge a necessidade de dentro desta secretaria, setorizar os serviços a fim de acolher e promover cada uma dessas minorias que através de nós, busca o caminho de integração e conquista do seu lugar de fala e de direito. É um canal de relacionamento com ações teóricas e práticas para o acolhimento, o reconhecimento, a valorização e a assistência à pessoa com deficiência em suas mais variadas demandas” afirma à secretária.
Para os cursos, oficinas e serviços de atendimento, o interessado deve realizar uma pré-inscrição pelo site www.maricapoliticasinclusivas.com.br ou presencialmente (com hora marcada). O cadastro começa no dia 29/04/2021, cabe salientar que todas os cadastros serão analisados e após validação o solicitante receberá um e-mail com sua senha pessoal de acesso.
Com o cadastro finalizado os serviços de atendimento podem ser usufruídos imediatamente, porém os cursos e capacitações serão divulgados e disponibilizados na plataforma de forma gradual e programada. Cabe salientar que os cursos ofertados terão acessibilidade para a pessoas com deficiência auditiva e visual.
O CRPI fica sediado na Rua Boaz Velasco, na quadra 27, no centro do município, seu funcionamento é de segunda-feira à sexta-feira, das 08h às 17h.