A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói vai realizar, neste sábado (04), o dia D de vacinação contra a gripe e campanha de multivacinação para atualização da caderneta de vacinação. A imunização estará disponível nas unidades da rede básica de saúde, das 08h às 12h, para pessoas a partir de 6 meses de idade que ainda não receberam a dose este ano. Neste dia não haverá imunização contra a Covid-19.
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, alerta para importância da imunização.
“É fundamental receber a vacina contra gripe, pois evita complicações da doença. O dia D, que ocorre no sábado, é importante para as pessoas que têm dificuldade em comparecer a um ponto de vacinação durante a semana. Procure uma unidade de saúde para receber a dose da vacina e atualizar a caderneta de vacinação”, afirma o secretário.
Para receber a dose, as pessoas a partir de 6 meses devem comparecer às unidades de saúde levando carteira de identidade e CPF. É importante levar a carteira de vacinação, principalmente das crianças.
A imunização continua disponível de segunda a sexta-feira, nas Policlínicas, Unidades Básicas e unidades do Programa Médico de Família, das 08h às 16h.
Acamados
Idosos acamados e pessoas com dificuldade de locomoção severa que fazem parte do grupo prioritário podem agendar a vacinação contra a gripe através do link https://forms.gle/
A doença – A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.
Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar.
A vacina da Influenza precisa ser tomada todo ano, já que a composição é atualizada com os tipos (cepas) que mais circulam pelo mundo. Os sintomas da gripe nem sempre podem ser a menos e ela pode evoluir para complicações como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), pneumonias e agravamento de outras doenças. A Gripe é uma doença séria e que pode levar a óbito.
Algumas pessoas, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com alguma comorbidade possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que a influenza acomete de 5% a 10% dos adultos e 20% a 30% das crianças, causando de 3 milhões a 5 milhões de casos graves e 250 mil a 500 mil mortes todos os anos no mundo.
Documentos – Para receber a dose, as pessoas a partir de 6 meses devem comparecer às unidades de saúde levando carteira de identidade, CPF e carteira de vacinação.
Confira os locais de vacinação:
Policlínica Sérgio Arouca, Vital Brazil; Policlínica do Barreto; Policlínica Regional de Itaipu; Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva, São Lourenço; Policlínica Regional do Fonseca; Policlínica Regional de Piratininga; Policlínica Regional do Largo da Batalha e Policlínica Regional da Engenhoca.
Unidades Básicas de Saúde (UBS): Morro do Estado, Santa Bárbara, Engenhoca.
Programa Médico de Família (PMF) por regionais: Região Oceânica – Cafubá III, Engenho do Mato e Várzea das Moças. Praias da Baía – Jurujuba, Preventório II, Souza Soares, Viradouro, Cavalão, Ponta D’areia, Vital Brazil. Norte 1 – Caramujo, Jonathas Botelho, Teixeira de Freitas. Norte 2 – Baldeador, Ilha da Conceição, Maruí, Vila Ipiranga. Pendotiba – Cantagalo, Grota II, Ititioca, Matapaca.