Durante essa terça-feira, 7, pessoas tiveram seus perfis do Instagram hackeadas, uma vítima ainda não conseguiu recuperar seu perfil.
Uma das vítimas que trabalha no hospital conde modesto leal informou que teve sua conta invadida por volta das 17h20min da tarde, através de um perfil de um restaurante que ela teria entrado em contato, para participar de um sorteio.
Foi exigido para cadastro, número de celular e e-mail, logo enviaram um link por SMS e que pudesse enviar o link de volta, assim, o Instagram caiu e começou a publicar anúncios de venda nos stories, também solicitaram dinheiro pelo direct do aplicativo.
Ela só descobriu a invasão, após o noivo alertar o fato, os hackers ainda conseguiram R$ 200 feito através de PIX.
“É importante deixar claro a forma com que é feito. Eu caí nesse golpe por ingenuidade e por falta de conhecimento. O fato de ser corriqueiro acessar links e participar de sorteios no Instagram, ainda mais de um perfil conhecido, me fez confiar demais. Eu, até o presente momento não conhecia relatos de golpes no Instagram dessa maneira, só pelo WhatsApp, como já popularizou. Precisamos estar atentos a toda e qualquer mídia”, disse a funcionária do conde modesto leal.
Outra vítima, palestrante e empreendedora em Maricá, disse que teve seu perfil atacado hoje no horário do almoço, suas rede sociais são muito utilizadas, pois, cria conteúdos em texto, vídeo e palestras voltadas para marketing.
A palestrante conta que uma de suas alunas lhe enviou o link do sorteio, e que as duas caíram no golpe.
“Alertar as pessoas para não caírem mais nesses golpes de sorteio de hotéis que pedem os dados. E também nunca confirmarem o telefone através de mensagem, mesmo que seja de pessoas conhecidas, porque como aconteceu comigo, a mensagem veio de aluna porque já tinham hackeado a dela e eu não sabia”, disse a empreendedora.
Uma vítima chegou registrar a ocorrência online. Vale lembrar que, na pandemia os crimes cibernéticos teve crescimento de 60%, segundo relatórios de empresas privadas.