A Prefeitura de Maricá apresentou nesta terça-feira (07/12) o Projeto Moeda Social Mumbuca aos secretários e subsecretários de Assistência Social de mais de 15 municípios do interior do estado do Rio de Janeiro.
O encontro, realizado no auditório da sede do Banco Mumbuca, no Centro, contou a história da criação do Banco e da Moeda Social Mumbuca, destacando a importância da distribuição de renda na cidade, por meio da Renda Básica da Cidadania (RBC). Segundo o relatório Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Maricá é a única cidade no país a por em prática o programa RBC.
“É a experiência positiva de Maricá com uma moeda social que leva dignidade ao cidadão e ajuda a girar a economia, mesmo durante uma pandemia. Apresentamos o projeto e ajudamos as cidades interessadas a criar suas moedas sociais”, afirmou o secretário de Economia Solidária, Adalton Mendonça.
A subsecretária de Economia Solidária, Laura Vieira, disse que os secretários das cidades participantes procuraram saber como funciona a moeda social, que fez Maricá se tornar referência nacional com esta política social.
“A vontade de seguir o modelo de Maricá, eles já possuem, agora a partir do conhecimento aqui adquirido cada um poderá adaptar a realidade da sua cidade”, avaliou.
Preta Gonçalves, subsecretária de Assistência Social de Seropédica, acredita que um banco e uma moeda social são fundamentais para promover a autonomia da população mais carente de recursos.
“Acredito que um banco como o Mumbuca cumpre muito esse propósito de levar autonomia e ajudar as pessoas a gerenciar seus recursos. Viemos a Maricá para aprender como essa engrenagem funciona e quem sabe implantar futuramente um banco social na nossa cidade”, disse a subsecretária de Seropédica.
Também participaram representantes de São Fidélis, Rios das Ostras, Búzios, Duas Barras, Bom Jardim, Resende, Comendador Levy Gasparian, Itaguaí, Itaboraí, entre outros.