A Prefeitura de Maricá retomou dia 03/01 o funcionamento da Casa do Idoso Mais Feliz de Itaipuaçu, projeto da Secretaria de Políticas Públicas para a Terceira Idade. O espaço oferece 18 atividades gratuitas, como sociais e culturais, além de entre exercícios físicos.
O público a partir de 50 anos pode usufruir diariamente da programação, que inclui alongamento, ginástica, hidroginástica, yoga, fisioterapia, nutricionista, psicólogo, massoterapia, pilates, dança cigana e salão, artesanato, pintura em tecido.
Maria Janete, de 70 anos, já frequenta há oito a Casa e aproveita muito as ofertas do espaço. “Este ano, resolvi inovar. Iniciei mais uma atividade, a dança cigana. A Casa é tudo de bom, e me sinto valorizada em viver em um município onde temos apoio e investimentos nos projetos sociais”, disse.
Exercício específico com redução de impacto
A orientação é para que os profissionais da Casa sejam cuidadosos nos treinos e evitem que os frequentadores se machuquem com excessos. A professora de alongamento e hidroginástica Cleide Nery, explica bem. “São atividades de baixo impacto, mas que proporcionam relaxamento e fortalecimento muscular aos idosos”, diz.
Arteterapia
A professora de Dança Cigana, Cecília de Barros Bastos, diz que “a dança é uma arteterapia. “Tivemos alunas que se curaram de depressão e de outras doenças graves praticando dança. É remédio para o corpo e a alma”, afirma.
Aluna de dança cigana, a artista plástica Agda Vilar, 75 anos, relata os efeitos positivos para a sua vida. “Tenho o maior orgulho da minha idade, e a dança, assim como a pintura, me ensinaram a assumir minha identidade”.
Como participar
Para se cadastrar e utilizar toda a estrutura oferecida no programa é preciso ter mais de 50 anos, sendo necessário apresentar originais e cópias da identidade, CPF e atestado médico (para atividades físicas), duas foto (3X4) e comprovante de residência. Mais informações pelo telefone 2638-8120.