A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, informa que o município entrou em estágio de atenção às 20h20 desta terça-feira (11/01), após entrar em alerta às 18h30 devido à ocorrência de chuva forte com raios e rajadas de vento. O volume de chuva foi superior a 40 milímetros nas últimas horas e caracteriza a necessidade de mudança de estágio. O acumulado pluviométrico de 1h é de 48,95 mm no Espraiado e 31,15 mm em Itapeba.
Foram registrados diversos pontos de alagamento na cidade por conta da chuva que atingiu o município no fim da tarde. Na localidade Vivendas, no distrito de Inoã, uma mulher foi retirada de uma casa por causa de deslizamento de terra atrás do imóvel, que foi interditado pela Defesa Civil.
Uma casa foi interditada na subida do Farol de Ponta Negra por conta de deslizamento que bloqueia o acesso à residência. Ao todo, as equipes da Defesa Civil atenderam 18 chamados de emergência por conta do temporal. Foram feitos atendimentos em áreas com deslizamento de terra e queda de muro no Flamengo e São José do Imbassaí, além de áreas alagadas nos bairros Retiro, Ubatiba, Pindobas, Silvado, Itapeba, Barra de Maricá, Condado, Chácara de Inoã, Mumbuca, São José do Imbassaí e Condado.
As equipes da Defesa Civil estão nas ruas avaliando as condições dos imóveis e também permanecem de prontidão 24 horas no centro operacional, podendo ser acionadas pelos telefones 199, 2637-1999 ou pelo celular 97000-5782.
Para receber informações da Defesa Civil, como alerta de chuvas, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) do celular com o CEP para o número 40199. O cadastro é gratuito.
Previsão do tempo
O tempo permanece instável no município de Maricá devido ao padrão de ventos em altos e médios níveis e ao transporte de umidade do oceano para o continente. Até o momento, houve registro de chuva forte, acompanhada de raios e vento moderado. A previsão de chuva e/ou pancadas de chuva moderada a forte, com raios e rajadas de ventos se estende até a madrugada de quarta-feira (12/01).