Urbanismo vai aderir ao Sistema de
A Prefeitura de Maricá promoveu a última oficina para estabelecer o processo de inserção da Secretaria de Urbanismo no Sistema Municipal de Informações de Maricá, o Sinformar. A ferramenta permitirá a integração entre os setores de aprovação e fiscalização da Secretaria, facilitando o acesso às informações referentes ao controle do uso e ocupação do solo da cidade.
No sistema, haverá um mapa de Maricá, onde será possível anexar arquivos, fotos, documentações e outras informações que possibilitem a identificação do histórico completo de determinada construção. Estarão disponíveis dados como número de matrícula do imóvel, anexo do alvará, licença e número do processo.
“No Sinformar é possível trabalhar com dados tabulados, como arquivos de mapa, PDF, Excel e Word. Qualquer tipo de informação que queira compartilhar entre as secretarias pode ser colocado na plataforma, estimulando políticas públicas baseadas em evidências”, disse Vinícius Moro, coordenador do Sinformar.
O sistema foi projetado pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão e o Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR).
Software dá mais agilidade aos serviços
O secretário de Urbanismo, Celso Cabral, ressaltou o papel da solução informatizada para trazer mais rapidez e praticidade às atividades, otimizando o trabalho de fiscalização feito pela secretaria.
“Essa plataforma irá facilitar a busca por informações de processos no trabalho diário dos fiscais. No dia a dia profissional, por exemplo, eles vão verificar rapidamente a descrição completa do lote por meio de um aparelho com conexão à internet, o que também permite um controle maior do setor responsável pela aprovação do projeto. Isso assegura à secretaria maior agilidade e transparência na gestão interna e atuação externa”, disse.
Plataforma integra as secretarias e gera ações coordenadas
O Sinformar é uma plataforma de dados integrada em implementação no município e garantirá maior aproximação entre as atividades de diversas secretarias, compartilhando informações relevantes à gestão e análises de dados que orientam ações adotadas pelo município.
Um software possibilita ao servidor público salvar arquivos grandes em nuvem, trabalhar com programas de alta capacidade, além de oferecer mapeamentos e sistema estatístico próprios. O processo é totalmente seguro e tem por objetivo gerar materiais que sirvam de referência na criação de soluções locais.