A Enel Distribuição Rio iniciará, a partir de hoje (7), ações de regularização na fiação de telecomunicação dos postes no município de Armação de Búzios. O objetivo da iniciativa é inspecionar a estrutura da fiação dos postes, além de retirar cabos e equipamentos de empresas provedoras de serviços de telefonia e internet, por exemplo, que se encontram irregulares. A ação será iniciada na região Rua Pitangueiras, e segue para outras vias do município, entre eles Travessa dos Pescadores, Rua Turíbio de Farias, Aldeia de Geribá e Rua Vieira Câmara.
Na próxima semana, a partir de 14/02, as inspeções serão feitas também em Maricá. A ação será realizada nas ruas Conselheiro Macedo Soares, Ribeiro de Almeida, Domício da Gama e depois seguirá para outras vias do município, entre elas Av. Roberto Silveira, Av. Vereador Francisco Sabino da Costa e Rua Álvares de Castro. A previsão de encerramento das intervenções nas duas cidades é no final do mês de fevereiro.
De acordo com as Resoluções conjuntas 001/1999 e 004/2014 das agências reguladoras do setor elétrico e do setor de telecomunicações (Aneel e a Anatel, respectivamente) que tratam do compartilhamento de postes, as empresas que utilizam a estrutura devem seguir o plano de ocupação e as normas técnicas da distribuidora de energia local. O compartilhamento é o uso de uma mesma infraestrutura simultaneamente para a rede de distribuição aérea de energia e para as redes de telecomunicações. A gestão, nesse caso, é feita pela empresa titular do poste e o serviço se dá por meio de um contrato de aluguel.
“Postes sobrecarregados prejudicam a qualidade do fornecimento de energia e comprometem a segurança dos clientes, por isso é necessário realizar inspeções como essa. Identificamos que muitas empresas não estão cumprindo as normas técnicas e acabam sobrecarregando os postes da Enel. É importante destacar que todas as empresas de telecomunicações foram previamente notificadas sobre essa iniciativa e sobre as normas técnicas para uso e compartilhamento dos postes”, explica Paulo Eugenio Chaves Monteiro, responsável pela área de Serviços Avançados de Rede da Enel Distribuição Rio.
Redução da poluição visual
A iniciativa faz parte das atividades regulares do plano de fiscalização da empresa, previsto para toda área de concessão. Além de combater irregularidades e reluzir o risco de acidentes, a regularização também tem o objetivo de diminuir o impacto visual causado pelo excesso de cabos.
Para fazer denúncias sobre uma fiação irregular ou para saber se uma empresa está cadastrada, o cliente pode entrar em contato como a companhia pelo 0800 280 2375 ou pelo e-mail compartilhamento.brasil@enel.com.
Sobre a Enel Distribuição Rio
A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.