A farmacêutica Pfizer enviou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) um pedido de uso emergencial e temporário do remédio Paxlovid, para o tratamento da Covid-19. A Anvisa já recebeu o pedido e, segundo a agência, o prazo para análise é de 30 dias.
A agência informou ainda que, de acordo com a Pfizer, quando o remédio é aplicado no início da infecção, o medicamento, do tipo antiviral e de uso oral, reduz hospitalizações e mortes. Os dados serão analisados pela Anvisa.
Inicialmente, a Anvisa vai verificar se todos os documentos necessários foram enviados pela Pfizer. No dia 19 de janeiro deste ano, a Anvisa já tinha feito um encontro com a Pfizer para tratar do remédio. Foi a “reunião de pré-submissão”, que ocorre antes do pedido formal de uso do medicamento.
O remédio já foi aprovado por algumas agências estrangeiras, como a Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, que autorizou o uso emergencial em dezembro do ano passado. Na semana passada, a agência chinesa divulgou que deu aprovação condicional ao Paxlovid, para tratar adultos com Covid-19 leve a moderada e alto risco de progredir para uma condição grave.