Um gato foi resgatado com vida nesta quarta-feira (23) depois de passar nove dias debaixo dos escombros em Petrópolis. O animal foi retirado da lama pelos socorristas totalmente debilitado, mas se mexendo. Ele estava em uma das áreas mais afetadas pelos deslizamentos nas chuvas da última terça-feira (15). Até o momento, 198 pessoas morreram e 69 seguem desaparecidas.
Os escombros onde o animal foi encontrado ficam na Rua Sargento Boening. O gato, após ser resgatado, foi levado para um posto de apoio do Corpo de Bombeiros, onde aguarda a avaliação de um veterinário. Agentes do programa RJPet, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, devem prestar atendimento ao animal.
Um grupo de militares que acompanhavam o resgate gravaram um vídeo do resgate do animal, que estava completamente sujo de lama e debilitado, mas ainda vivo. Uma das pessoas que acompanha o resgate chega a comentar: “Gatinho, você perdeu as seis vidas”.
Cerca de 200 animais que estavam em áreas atingidas pelos deslizamentos de terra em Petrópolis já foram resgatados, segundo a Coordenadoria de Bem-Estar Animal (Cobea) de Petrópolis. A maioria dos animais são cachorros e gatos, que estão sendo levados para casas temporários. Os animais feridos foram levados para clínicas que atuam voluntariamente no tratamento desses pets.