Após o decreto do governo estadual determinando que cada cidade teria liberdade para decidir abolir ou não o uso de máscaras, a Prefeitura do Rio decidiu, nesta segunda-feira (7), após uma reunião com o comitê científico da cidade, liberar o uso obrigatório da máscara de proteção em espaços abertos e fechados.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), disse no Twitter que o decreto será publicado nesta terça-feira (8). O prefeito também afirmou que poderá acabar com o passaporte da vacina em breve. “Com um esforço para vacinar aqueles que podem tomar dose de reforço, em três semanas acabamos também com o passaporte.”, escreveu.
No ano passado, a cidade já havia liberado o uso de máscaras em locais abertos, quando o número de casos e mortes caiu, mas com a chegada da variante Ômicron. A mudança desta semana foi motivada pela melhora no quadro epidemiológico do estado.
Uso de máscara em Niterói
Segundo a administração do prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), ele ainda decidirá sobre a obrigatoriedade ou não de máscaras em espaços públicos. Como critério será avaliada nos próximos dias a curva de contaminação do coronavírus na cidade. Atualmente, de acordo com o boletim epidemiológico da cidade, Niterói tem uma taxa de 5% de testes positivos para covid.
Maricá
De acordo com a Prefeitura de Maricá, o decreto estadual que permite que as cidades tenham autonomia de escolha sobre o uso de máscara está sendo analisado junto ao Comitê Epidemiológico da cidade, tendo como base a análise dos dados da Covid-19 durante o período de Carnaval. Atualmente, de acordo com o decreto municipal, máscaras continuam obrigatórias em espaços abertos e fechados.
São Gonçalo
Em nota, a Prefeitura de São Gonçalo informou que “a liberação do uso de máscara será avaliada na próxima reunião do gabinete de crise da Covid-19 a partir dos dados epidemiológicos atualizados.”