A Prefeitura de Maricá, em parceria com a Marinha do Brasil, está qualificando agentes da Defesa Civil para operar moto aquática e embarcações, essenciais para o monitoramento, salvamento e fiscalização nas lagoas e orlas da cidade.
As aulas teóricas e práticas são realizadas para 30 agentes que atuam na cidade, entre profissionais de Defesa Civil e guardas municipais, no auditório da Secretaria de Proteção e Defesa Civil (RJ 106) até o dia 30/05.
Entre os assuntos abordados estão: como identificar solicitação de emergência em território aquaviário; normas para condução de motonáutica; identificação de sinalização aquática; primeiros socorros e a parte mecânica da embarcação.
“É muito importante a qualificação do efetivo, não só da Defesa Civil, mas também da Guarda Municipal que está participando do curso e poder formar nossos agentes para operar embarcações e moto aquáticas. Estamos adquirindo seis jet ski, cinco botes infláveis e uma embarcação de médio porte para ser operacionalizado na nossa orla e lagoa. Nossos agentes estarão devidamente habilitados para trabalhar nessa função”, avalia o secretário de Proteção e Defesa Civil de Maricá, Fabrício Bittencourt.