“A importância em realizar o teste do pezinho no período ideal, que é do terceiro ao quinto dia de vida do recém-nascido, é fazer o diagnóstico precoce das doenças rastreadas, evitando a progressão da doença e suas sequelas permanentes”, disse a coordenadora.
O teste do pezinho é um exame obrigatório, realizado em todos os recém-nascidos. O processo é rápido e simples. Começa com uma gota de sangue do calcanhar do bebê. A amostra depois de seca é enviada a um laboratório onde são feitas as análises e disponibilizado os resultados. A amostra de sangue pode ser testada para seis doenças. Se a triagem mostrar sinais de uma doença rara, os pais são comunicados imediatamente.
Oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o exame detecta doenças como fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. Todas as doenças, se não forem diagnosticadas e tratadas precocemente, podem levar a quadros clínicos graves, como o atraso do desenvolvimento neuropsicomotor e até ao óbito.
Para realizar o teste do pezinho são necessários os seguintes documentos: comprovante de residência, Certidão de Nascimento da criança ou a Declaração de Nascido Vivo da maternidade, Cartão SUS da criança ou da mãe, RG e CPF da mãe.
Locais de realização do teste do pezinho
— Maternidade do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior
Endereço: Avenida Estrada Prefeito Álvaro de Carvalho Júnior – Nancilândia
— Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha (Centro)
Endereço: Avenida Vereador Hermínio Moreira, nº 206 – Centro
— Unidade de Saúde da Família Otacílio José Rafael (USF Aldeia da Prata)
Endereço: Rua Três, Aldeia da Prata.
— Unidade de Saúde da Família Vereador Eugênio Marins Coutinho (USF Quissamã)
Endereço: Rua César Xará, nº 666, Quissamã.