Maricá permanece em estágio de atenção nesta quinta-feira (11), por conta da ventania que atinge o município desde a noite de ontem.
Devido a um sistema de baixa pressão associado à uma frente fria no oceano, as rajadas de vento começaram por volta das 21h. Os ventos se intensificaram durante a madrugada e chegaram a 42km/h, por volta das 4h e 5h.
“ Muito vento em Maricá, acordei as 4h da manhã com a força do vento nas arvorés, força suficiente para arrancar a roupa que esqueci no varal” – disse uma moradora de Itaipuaçu.
“ A sensação era que o vento levaria a casa embora por conta da força e do barulho”- disse um morador de Itapeba.
A recomendação nesses casos é que não saiam de casa; a não ser que precisem, evitem ficar embaixo de árvores e estruturas metálicas, outdoors, andaimes e escadas, práticas de atividades livres também não são recomendadas, passar próximo ou sob cabos elétricos, fechar janelas, basculantes e registro de gás são recomendados por questões de segurança.
As orientações são para que a população evite banho de mar, lagoa, cachoeira e esportes no mar, navegação, pesca e além de ficar na beira do mar ou pedalar na Orla. Em casos de resgate de vítimas de afogamento deverá ser acionado o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil através dos números 193 e 199, respectivamente.
Ciclone extratropical
Os ventos forte também atingiram outros municípios, devido à aproximação de um ciclone extratropical no Estado, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia ( Inmet).
Diversas casas de Manbucada, distrito de Angra dos Reis, na Costa Verde, ficaram destelhadas e sem energia elétrica, na noite desta quarta- feira (10).
Nas redes sociais, há relatos de ventania também em Paraty e em cidades da Baixada Fluminense , Região dos Lagos e Sul Fluminense.
“Ventania e frio ‘chegou’ em Paraty”, afirmou um internauta. “Ventania que eu nunca tinha presenciado antes aqui em Arraial do Cabo”, comentou uma moradora. “Fui acordado com as janelas aqui de casa batendo por causa dessa ventania. Não me lembro quando foi a última vez que vi ventos tão fortes aqui em Cabo Frio, estou até sem energia”, relatou outra pessoa.
“Ventania forte em Nova Iguaçu, papo de ciclone… ‘Rebentou’ até fiação de luz, Deus queira que esse vento não venha pra Paracambi”, disse um comentário. “Do nada uma ventania em Magé!”, se assustou um morador. “Resende vai ser carregada com essa ventania toda. ‘Tá’ louco!”, disse uma pessoa. “Que ventania é essa em Resende? Parece até furacão”. “‘Tá’ tendo furacão em Macaé?? Que ventania é essa??”, questionou um usuário.