A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Transportes, inicia na próxima segunda-feira (22/08) a vistoria dos 115 ônibus da frota da Empresa Pública de Transportes (EPT), que integram o sistema Tarifa Zero com 38 linhas que realizam mais de 1300 viagens diárias circulando por todo o município.
De acordo com o calendário estabelecido pela Secretaria de Transportes, o procedimento acontecerá entre os dias 22/08 e 16/09 e atende às normas previstas no Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Durante a vistoria dos coletivos, serão analisados 74 itens e equipamentos de uso obrigatório, como a verificação do sistema do elevador para cadeirantes, pneus, iluminação, elétrica e limpador de para-brisa.
“O transporte seguro é direito da população e cabe ao poder público o controle dessa condição. Assim como nas demais modalidades de transportes, é necessário realizar a inspeção veicular anual para que o órgão executivo de transportes do município ateste as condições de trafegabilidade dos veículos aos cidadãos que os utilizam diariamente, conforme previsto na lei complementar 336 de 2021”, explica o secretário de Transportes, Douglas Paiva.
Presidente da Empresa Pública de Transportes (EPT), Celso Haddad falou sobre a importância da vistoria como medida preventiva de segurança para os usuários.
“É fundamental essa fiscalização do órgão de transporte do município em todos os vermelhinhos. Além do serviço de transporte, a segurança da população deve estar sempre em primeiro lugar. Além disso, a EPT realiza manutenções preventivas em seus veículos para que o usuário tenha sempre o melhor ônibus para transporte coletivo de passageiros para qualquer lugar do município”, destaca Celso.
Foto: Clarildo Menezes