A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na quinta-feira (22/09) um evento em celebração aos dez anos de funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã, voltado aos profissionais que atuam no local. A unidade integra a Rede de Urgência e Emergência da cidade e atende cerca de oito mil pessoas por mês em uma estrutura de referência, composta por quatro consultórios específicos para os clínicos gerais e outros três para a pediatria, o que permite a realização de consultas simultâneas e menor tempo de espera dos moradores.
Durante a atividade, os colaboradores da UPA comemoraram a conquista do certificado “Modelo de Excelência em Gestão”, atribuído à unidade pelo seu trabalho nas áreas de liderança, cidadão usuário, interesse público, cidadania, estratégia e planejamento em 2021 e 2022. A avaliação dessas métricas é feita pelo Núcleo de Qualidade de Excelência em Gestão, que atuou junto à Secretaria de Estado de Saúde.
A secretária de Saúde, Solange Oliveira, esteve presente na cerimônia e destacou o papel fundamental da UPA de Inoã no contexto municipal, acolhendo os moradores com efetividade e contando com profissionais empenhados no cuidado qualificado ao próximo, algo essencial para salvar vidas.
“Em momentos difíceis, como observado durante a pandemia da Covid-19, a UPA manteve um padrão de trabalho e dedicação com a saúde das pessoas que só temos a agradecer e parabenizar. A UPA é um diferencial para a cidade e tem uma das maiores qualidades que qualquer serviço dessa área pode ter: contar com uma equipe comprometida, ágil e cuidadosa, que trabalha com amor e alegria, desde os profissionais da limpeza e manutenção até os médicos e enfermeiros. Em dez anos, foi feito um trabalho que salvou vidas, junto a uma gestão comprometida com a saúde, investindo em melhorias, e o nosso objetivo é avançar cada vez mais. Parabéns a todos os profissionais e podem ter a certeza que reconheço tudo que fazem em prol do cuidado com a população”, ressaltou Solange.
Juliana Nogueira, subsecretária da Rede de Urgência e Emergência de Maricá, lembrou o período em que trabalhou na unidade, reforçando a importância do esforço e parceria dos colaboradores para o crescimento e otimização dos atendimentos na UPA.
“Foi um momento de muita emoção estar na celebração de dez anos da UPA e devemos entender a evolução do local como um processo de construção coletiva. O resultado de tudo isso se deve aos colaboradores, que entenderam o propósito da sua formação e atuação, o que levou a um crescimento pautado em boas práticas e fluxos de trabalho efetivos. O intuito diário é promover o cuidado ao paciente e levar qualidade em saúde à população, algo que é realizado na unidade com maestria”, acrescentou.
Excelência da UPA é reconhecida pelos profissionais
Entre as dezenas de pessoas que participaram do evento, um sentimento foi comum: a gratidão, principalmente pela oportunidade de crescimento profissional através da atuação na UPA de Inoã. Érica Braga trabalha há dez anos no setor administrativo da unidade e celebrou a data, pontuando que busca desempenhar suas atividades com atenção àqueles ao redor e compromisso.
“Comemorar dez anos da UPA de Inoã é um momento de muita felicidade, porque estou muito satisfeita em integrar essa equipe tão especial, que atualmente é como uma família para mim. É uma década de muito cuidado com o próximo e dedicação, não só minha, como daqueles que fazem e fizeram parte da história da UPA. Amo o que faço e todos que integram a equipe são grandes potências!”, afirmou.
Meirilane Rosa, especialista em gestão de qualidade e sistema de gestão há 16 anos, explicou o valor da certificação obtida pela unidade, refletindo os esforços para oferecer saúde de qualidade à população maricaense.
“O certificado que a UPA recebeu no seu aniversário representa os esforços que foram direcionados para a unidade, sempre em busca da excelência nos serviços de saúde oferecidos. Com essa certificação, estamos reconhecendo a atuação dos colaboradores e gestores, que fizeram tudo isso ser possível”, concluiu.
Unidade atende milhares de pessoas com efetividade
A Upa de Inoã está localizada em uma região estratégica, a poucos metros do km 15 da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), principal via de acesso ao município. De setembro de 2021 a agosto de 2022, a unidade de urgência e emergência realizou 81.574 atendimentos médicos, além de contar com assistência odontológica. No mesmo período de 2021, esse número era de pouco mais de 67 mil, o que evidencia o crescimento populacional em Maricá e a demanda crescente por atendimentos no local.