Ação amplia o tarifa zero no município com oferta de mais de 355 mil viagens mensais gratuitas à população nas 15 linhas de vans da cidade
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Transportes, realizou nesta terça-feira (29/11) uma solenidade para marcar o início da entrega dos cartões do programa Mumbuca Transporte, que vai permitir à população mais de 355 mil viagens gratuitas mensais nas 15 linhas de vans do município. O evento aconteceu no auditório do Banco Mumbuca e contou com a entrega simbólica para dois beneficiários do programa, que terão acesso a 60 passagens mensais por meio de cartões Riocard Mais.
Desde julho, diversos chamados foram feitos à população para inscrição no programa, que resultou no cadastramento de cerca de 15 mil pessoas, que poderão retirar seus cartões a partir desta quarta-feira (30/11). Nesta mesma data o cadastramento estará disponível para quem ainda não se inscreveu no programa, agora sem restrição de faixa etária.
De acordo com o cronograma estabelecido pela Secretaria de Transportes, quem tem entre 25 e 35 anos poderá retirar o cartão entre os dias 30/11 e 07/12. Já pessoas com idades entre 36 e 50 anos deverão comparecer entre 08/12 e 15/12. A retirada deverá ser feita no mesmo local onde as inscrições foram realizadas: no terminal rodoviário do Centro ou de Itaipuaçu, das 9h às 17h.
Autoridades destacam os benefícios do programa para a população
Presente no evento, o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, falou sobre a importância do transporte como um direito social da população. “O ir e vir é um direito que a cidade não abrirá mão. Isso sempre foi colocado de forma clara por nós. O Mumbuca Transporte foi construído junto com os trabalhadores que operam as vans municipais e é um benefício que vai dinamizar cada vez mais o direito de ir e vir das pessoas e inserir as vans na liberdade do tarifamento zero já implementado na cidade”, destacou o prefeito.
O secretário de Transportes, Douglas Paiva, fez questão de relembrar as etapas do projeto e destacar a qualidade de vida que será oferecida aos munícipes a partir de agora.
“Foram três anos de desenvolvimento de um projeto que não é apenas um processo de bilhetagem tradicional, mas um sistema pioneiro no país, desenvolvido junto à Riocard, para gerenciar e poder ter legalidade de incluir essa categoria tão importante para a nossa cidade. São 74 permissionários devidamente licitados que garantiram uma concessão de 10 anos de exploração desse serviço e que vão integrar esse modal de transporte complementar junto a política de tarifa zero do município”, explicou.
Presente na solenidade, a deputada estadual Rosangela Zeidan também falou sobre a data, que marca um novo momento na cidade.
“Inserir as vans, que seria o transporte alternativo, mas que hoje passa a ser um transporte oficial, é ampliar um serviço para a população de Maricá. Uma luta que já faz parte da minha vida desde o meu primeiro mandato. A gente está sempre na relação com o Detro e conversando com a prefeitura, para melhorar o serviço de transporte ofertado. Os trabalhadores contam e sempre poderão contar com nosso trabalho”, avaliou Zeidan, ao lado da presidente do Banco Mumbuca, Manuela Mello, do secretário de governo, João Maurício de Freitas e do vereador André Casquinha, que integra a comissão de transporte.
O Mumbuca Transporte é um cartão inteligente produzido pela Riocard Mais, que foi representada no evento pela gerente de marketing, Melissa Sartori.
“A Riocard Mais tem evoluído constantemente para oferecer soluções customizadas às administrações públicas que desenvolvem políticas sociais no transporte coletivo de suas cidades. O Mumbuca Transporte representa um avanço importante para tornar mais acessível, eficiente e organizado o deslocamento da população, com total controle das viagens realizadas por meio de relatórios elaborados pela Riocard Mais”, afirmou Sartori.
Depois de muita luta, é chegado o momento de comemorar mais uma conquista
Representando a categoria, o presidente da Cooperativa Municipal de Transporte Alternativo de Maricá (Coomutram), Alexander Araújo, falou em nome de todos os permissionários.
“Nós sabíamos que a chegada dos vermelhinhos foi uma conquista muito significativa para a população. Depois de todas as dificuldades que passamos, é bom saber que nós nunca fomos esquecidos e que agora também fazemos parte desse complemento no transporte”, agradeceu.
Ao todo, os moradores da cidade que possuírem o cartão do programa Mumbuca Transporte terão 15 linhas de vans à sua disposição. Entre elas: Centro x Cordeirinho, Centro x Ponta Negra, Inoã x Recanto e Inoã x 128 Cajueiros.