O prefeito Fabiano Horta recebeu ontem (08/03) uma comitiva da Escola de Hotelaria de Lausanne (EHL), considerada a melhor do mundo em educação executiva para hospitalidade. A instituição suíça está a caminho do Brasil, por meio do complexo turístico Maraey, que começa a se instalar neste ano em Maricá. O Maraey Hospitality University será o primeiro centro de ensino do setor na América Latina certificado pela EHL entre os 12 já em operação no mundo, com cursos de bacharelado, MBA e profissionalizantes nas áreas de gastronomia, hospitalidade e negócios.
Participaram do encontro os secretários Igor Sardinha (Desenvolvimento Econômico, Indústria, Petróleo e Portos) e Adriana Costa (Educação), o presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), Celso Pansera, além do CEO do Maraey, Emilio Izquierdo.
“Iniciamos esse diálogo com vistas à implantação deste grande projeto, que nos trará um ganho futuro significativo na formação de novos profissionais na área do turismo. Vamos oferecer uma qualificação de alto nível com uma das escolas mais renomadas do mundo”, destacou o prefeito Fabiano Horta.
O diretor da EHL, André Mack, afirmou que o empreendimento vai trazer para o Brasil a qualidade do modelo educacional reconhecido mundialmente pela instituição. “O complexo Maraey está nos proporcionando essa abertura no Brasil, e hoje temos esse importante e necessário contato com o poder público local. Nosso desejo é dirigir um treinamento profissional trabalhando, juntamente, os valores humanos”, comentou o executivo.
A secretária de Educação de Maricá, Adriana Costa, conversou com Emilio Izquierdo sobre a possibilidade de também oferecer cursos voltados para a rede de ensino. “A chegada dessa escola superior é muito importante para o município e vai ao encontro de projetos que temos na área da educação. Vamos trabalhar e conversar mais para estreitar esses laços”, projetou a secretária.
O CEO do Maraey sugeriu que, no futuro, os melhores alunos possam viajar à Suíça para conhecer a sede da escola. Segundo ele, a instalação deve começar neste ano juntamente com os primeiros hotéis do complexo turístico. “Até o fim do ano iniciaremos a construção dos hotéis e, pouco depois, teremos a estruturação da escola de hotelaria. Não é possível estabelecer um prazo para o início do funcionamento, mas a expectativa é que nos próximos dois anos esta parte esteja pronta para funcionar”, avaliou Izquierdo, que estava acompanhado da diretora de sustentabilidade do Maraey, Luciana Andrade.
O empreendimento terá ainda o primeiro resort temático da marca Rock in Rio, um condomínio residencial de alto padrão, campo de golfe, centro hípico e serviços como escola e hospital, entre outros, com investimentos totais estimados em R$ 11 bilhões.
Foto: Marcos Fabrício