Em seu propósito de fortalecer a parceria com estados e municípios e dar assistência permanente aos entes federados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na última terça-feira (14/3) da retomada das salas dos estados e prefeituras em instalações da Caixa Econômica Federal. No evento simbólico de inauguração, num estande montado durante a Reunião da Frente Nacional de Prefeitos, em Brasília (DF), Lula esteve ao lado da presidente da Caixa, Rita Serrano, e do presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, Edvaldo Nogueira.
Num primeiro instante, 14 unidades das salas foram oficializadas, em Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Lauro de Freitas (BA), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Teresina (PI). Ao todo, o total deve superar 50 salas nos 26 estados e no Distrito Federal.
As instalações permitem contato direto dos entes federados com o banco público, desburocratizam a busca de financiamentos e a apresentação de projetos. Além de se abrir para demandas diretas, a Caixa atuará como consultora de governadores e prefeitos, oferecendo assessoramento técnico em projetos do setor público.
As salas funcionarão como local de reunião e de assinatura de contratos relacionados ao banco público, e também servirão de apoio para outras agendas de estados e municípios com a União ou outros parceiros. Todas as instalações são em cidades de grande e médio porte, onde há superintendências regionais da Caixa ou gerências de Governo e Habitação.
As salas exclusivas em instalações da Caixa, iniciadas em 2004 com o nome “Sala das prefeituras”, foram uma experiência bem-sucedida dos primeiros mandatos do presidente Lula. Em diferentes ocasiões, o presidente destaca a importância dessa iniciativa para facilitar o acesso, especialmente dos prefeitos, aos projetos do governo.
Fonte:gov.br
Foto:Foto: Ricardo Stuckert / PR