A Prefeitura de Maricá inaugurou na quarta-feira (19/04) a Arena de Lutas, em Inoã, novo espaço da Secretaria de Esporte e Lazer que concentrará aulas gratuitas de oito modalidades de luta e artes marciais voltadas para crianças, adolescentes e adultos. As atividades esportivas acontecerão de segunda a quinta-feira, das 7h às 19h, com aulas de boxe, kickboxing, wrestling, judô, artes marciais mistas (MMA), além de jiu-jitsu, karatê e muay thai, que já faziam parte do programa Esporte Presente.
“Maricá ganha hoje mais um excelente espaço para a sociedade. Aqui iremos fomentar e estimular a prática esportiva. A arena pública tem uma dimensão muito contemporânea que fala com a juventude e com os esportes de luta. Nesse espaço temos pessoas capacitadas que irão desenvolver a dinâmica das lutas e artes marciais que carregam a integração social e formação atlética. Queremos que as famílias tenham um espaço de acolhimento, estada e formação técnica. Queremos construir avanços técnicos e performance que muitos tem buscado”, destacou o prefeito Fabiano Horta.
A arena pública de lutas ocupa uma área de 455 metros quadrados, com quadra preparada para promover o desenvolvimento social e iniciação multiesportivas e conta com equipamentos completos, como tatame para jiu jitsu e karatê, ringue e saco para boxe e MMA, entre outros, que proporcionam um ambiente ideal para treinamento de alta performance. O projeto da arena pública esportiva tem previsão de ser expandido para mais dois locais da cidade, na região litorânea e no Centro.
Para o secretário de Esporte e Lazer, Carlos Vagner Frauches, o local irá ajudar a descobrir e destacar novos talentos no município. “É um momento muito especial para a cidade. Esse equipamento irá acrescentar muito nesse universo da luta no município. São oito modalidades que irão contemplar os campeões da cidadania, onde serão embutidos valores, além de proporcionar saúde, cultura e educação”, comentou.
Moradores aprovam novo espaço de lutas
Aluna de Jiu Jitsu, a atleta Maria Eduarda Lopes, de 10 anos, aprovou a iniciativa e já quer treinar em outra modalidade e escolheu o MMA. A pequena lutadora já ganhou 11 medalhas e um cinturão em campeonatos de Jiu Jitsu. Ela está inscrita no programa municipal Auxílio Atleta, que oferece ajuda financeira a atletas federados para custear a participação em competições fora do município.
“Já sei o Jiu Jitsu e a cada dia aprendo mais. Eu acredito que poderei, além de aprender, ensinar também os meus colegas. Aqui na Arena quero aprimorar o Jiu Jitsu e também aprender o MMA, para poder competir e também ganhar o cinturão”, contou.
Moradora de Santa Paula, a faturista Andréa Santos, 42 anos, irá treinar com toda sua família e elogiou a estrutura do local.
“É uma oportunidade que não podemos perder e a estrutura está do jeito que eu esperava. Meu marido e meu filho mais velho farão aulas de kickboxing. Eu e meu filho do meio vamos treinar box e minha filha caçula MMA. Acho que a luta vai trazer uma nova perspectiva de vida e disciplina para meus filhos e para nós”, contou.
Moradora de Itaipuaçu, a técnica de enfermagem Cinthia Custódio, de 31 anos, já inscreveu na aula de MMA e falou sobre a ansiedade em poder aprender uma luta. “Vou fazer MMA e estou bastante ansiosa para começar a lutar aqui na arena. Quero aprender o esporte e praticar um exercício físico para futuramente me profissionalizar”, disse.
Foto: Elsson Campos