Com o objetivo de oferecer oportunidade à jovens que não tem condições de participar de alguma atividade esportiva, de se profissionalizar, nasceu em 2011, a Associação Desportiva Guerreiros Futebol Clube, em Itaboraí, região metropolitana do Rio de Janeiro.
O time mesmo sendo amador, já jogou contra uns dos principais times do Rio de Janeiro, Flamengo e Vasco da Gama. O clube tem aproximadamente 40 atletas, na faixa de 16 a 40 anos.
O jogador Guilherme Crescencio, 19 anos, é fruto dessa ação solidária. O ex-aluno da Associação Desportiva Guerreiros Futebol Clube, desde pequeno gosta de futebol e a oportunidade dada pelo projeto social, fez com que esse interesse se tornasse um sonho cada vez menos distante.
Com muita dedicação e vontade, conseguiu se profissionalizar. Hoje, Guilherme joga no clube Rioverdense de Goiás.
“Sou muito grato aos projetos sociais. Antes de passar pela Associação Desportiva Guerreiros Futebol Clube, participei de outra escolinha de futebol e sou muito grato ao professor Apolo, ele sempre acreditou e esteve comigo em todas as situações. Na Associação Desportiva Guerreiros Futebol Clube, todos me acolheram. Lá eu fui muito feliz, me sentia em casa”, afirma o meio campista.
Para o fundador e presidente da Associação Desportiva Guerreiros Futebol Clube, Carlos Eduardo, conhecido como Dudu, de 27 anos. O esporte promove uma vida saudável, o incentivo a prática contribui na construção do caráter de crianças e adolescentes.
“O impacto do futebol é tão positivo que ajuda até mesmo contra os vícios. Uma criança ou adolescente quando faz algum esporte, está desenvolvendo sua educação e construindo seu caráter. O futebol ensina valores fundamentais na vida humana, como: respeito, educação, disciplina e liderança”, afirma Dudu.
O projeto social se sustenta sem ajuda governamental, conta com a colaboração de amigos e empresas privadas. O critério para se inscrever como aluno é ter no mínimo 16 anos e enviar mensagem no Instagram do projeto, através da página ADGuerreirosFc
O campo do clube fica localizado no bairro aldeia da prata em Itaboraí (Campo do aviãozinho).