Um objeto sem utilidade para uns, pode ser útil para o outros. Foi pensando assim que, em 2020, a professora Neilane Rodrigues, de 33 anos, observando as lixeiras do seu condomínio em Nova Itaboraí, localizado na Rodoviária Governador Mário Covas, km 289, BR 101, em Caluge Itaboraí, região metropolitana do Rio de Janeiro, viu que tinha muitos objetos em perfeito estado se deteriorando, então resolveu criar um grupo no WhatsApp, com os moradores do condomínio, se colocando a disposição para receber os produtos, na intenção de doar para outra pessoa antes que estragasse, pois se chovesse não teria mais como aproveitar o objeto.
A partir da criação do grupo, os moradores entravam em contato com Neilane e começaram as doações. Uma página no Instagram chamada Generosidadee foi criada para melhor divulgação das mercadorias, o que ajudou a crescer o projeto, que hoje recebe doações de diversos lugares.
No início, Neilane fazia todo trabalho de transporte, pegava a mercadoria e entregava ao interessado, mas teve seu carro roubado em 2021. Sendo assim, hoje ela conta com a ajuda de parceiros que cobram apenas o combustível, pois nem sempre o doador, aceita que a pessoa que se interessou pela mercadoria, vá direto na casa dele, preferindo que a retirada seja feita pela própria Neilane, por questão de segurança. Porém, quando a professora precisa ir na casa do doador, o valor do combustível não é repassado na doação, a professora arca com o custo do combustível.
Quando o doador não se opõe, a retirada pode ser feita direto pelo interessado na mercadoria.
Objetos como sofá, bicicleta, cadeira higiênica, colchão, cama, brinquedos e diversos outros produtos aparecem na página para doação, que logo é doado, pois aparece rapidamente algum interessado, por isso, para quem tiver interesse, precisa ficar atento no Instagram do projeto.
O Generosidadee também ajuda outros projetos sociais que fazem pedidos de mercadorias.
Para Nailane, mesmo que tenha que se doar também para essa ação, muitas das vezes, além do tempo, tem que gastar dinheiro do próprio bolso para fazer as doações, para ela, poder ajudar o outro compensa. “ É muito recompensador, não tem nada melhor que essa sensação de ajudar alguém. Ver quem precisa feliz, me deixa feliz”, afirma a professora.
Quem quiser ajudar o projeto, fazer doações, entre em contato através do WhatsApp (021) 98732-0920 ou através do Instragram @generosidadee. Os interessados nas mercadorias, basta dizer “eu quero” na publicação ou enviar um Direct na página do projeto e se comprometer com a retirada do produto.