O município de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, deu início às aulas no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Leonel Brizola, em Itaipuaçu, a maior escola em tempo integral do Brasil, com capacidade para receber cinco mil alunos do ensino fundamental. Neste primeiro momento, somente os 2.200 alunos da Escola Municipal Anísio Teixeira, que funcionava em um terreno ao lado, foram transferidos para a nova unidade, que vai atender os anos iniciais do Ensino Fundamental 1 até os anos finais do Ensino Fundamental 2.
Para o ano de 2024, a previsão é que cerca de duas mil vagas sejam abertas dando preferência aos estudantes do 6º ao 9º ano. Atualmente, a rede de ensino de Maricá possui 65 escolas, 2.678 professores e 27 mil alunos.
Para receber os alunos, foi oferecido um café da manhã com a presença do novo secretário de Educação, Márcio Jardim. “Vocês vão começar a trilhar, a materializar e realizar um sonho que imagino ser de todos: que é a ter uma boa educação, boa formação e que possa ter uma profissão”, afirmou o secretário de Educação, Márcio Jardim.
A diretora da unidade, Kátia Cruz, disse que a transferência dos alunos se deu de forma tranquila. “As crianças não tiveram dificuldades para ocupar as novas salas porque fizemos visitas anteriores. Trouxemos eles aqui e mostramos as salas, banheiros, os laboratórios, a cozinha e todos os outros equipamentos existentes na escola. Eles ficaram muito felizes”, contou.
Aluna do 9º ano do Ensino Fundamental, Milena Santarém, de 15 anos, falou sobre a felicidade de poder estudar em uma escola mais estruturada. “Foi algo novo, muito bom. Essa escola é maior, tem mais estrutura e mais oportunidade de aprendizado”, declarou.
Também estudante do 9º ano, Maria Clara de Oliveira, de 13 anos, disse que vai aproveitar ao máximo seu último ano na unidade. “Uma experiência muito boa. É bem legal essa escola. Pena que estamos no último ano do Ensino Fundamental”, disse.
CEPT Leonel Brizola
O CEPT está localizado em uma área de mais de 24 mil metros quadrados na Avenida Jardel Filho, antiga Avenida 2, e dispõe de 81 salas de aula e mais 22 equipadas com telas interativas. O espaço conta ainda com laboratórios de ciências naturais, robótica, matemática, idiomas, artes, dança, cozinha gourmet, refeitório, biblioteca, mini cinema, auditório, observatório e planetário.
Na área externa, será construída ampla área de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate, duas quadras poliesportivas e uma quadra de atividades de vôlei na areia será construída no local. Todos os equipamentos da área externa também serão disponibilizados nos fins de semana para a comunidade de Itaipuaçu.
Foto: Anselmo Mourão