O município de Maricá por meio da Secretaria de Participação Popular e Direitos Humanos, inaugurou sábado (01/07) o espaço ‘Cultura de Direitos – território de cidadania’, no Parque Linear do Flamengo, com atividades culturais e esportivas, brincadeiras, aula livre de grafite, capoeira, oficina de música, xadrez, dama e dominó e muitos outros. A iniciativa contou com parceria das secretarias de Proteção e Defesa da Mulher e de Esporte e Lazer.
A coordenadora do polo do programa Cultura de Direitos no Manu Manuela, Nathaly Santos, explicou que a ação tem como objetivo levar lazer para a população. “Esse é mais um espaço com cultura, oficinas e cursos voltados à população. Esperamos que os moradores abracem esse espaço”, disse.
“Hoje estou grafitando com o meu professor. Ver que minha arte vai ficar aqui nesse espaço, é sensacional. Estou bem emocionado por ter essa oportunidade”, afirmou Gabriel Dique, aluno da oficina de grafite.
Programa Cultura de Direitos
O programa Cultura de Direitos foi criado para desenvolver a capacitação por meio de oficinas de audiovisual, videoarte, música, capoeira e mídias sociais, integrando as ações da secretaria com a comunidade. Permite ainda o trabalho de acompanhamento social, da garantia dos direitos básicos e da ampliação da relação direta entre poder público e a população por meio dos agentes sociais do Comitê de Defesa dos Bairros.
Confira onde ficam os polos do Programa Cultura de Direitos
– Bambuí: Jardim Balneário: Rua 86 (antiga Rua 5), Quadra 191, Lote 07, nº 493.
– Pedreiras: Rua Alcides José Rodrigues, número 102 (antiga Rua dos Quintanilhas).
– Inoã: Rua da Esperança, Lote 18, Quadra 17, Loteamento Chácaras (antiga Rua 5).
– Itaipuaçu: Rua Isaltina Filomena, número 203, Quadra 10, Lote 128– Itaipuaçu.
– Recanto (Itaipuaçu): Rua Raimundo Monteiro, número 203, Recanto.
Foto: Anselmo Mourão