Na manhã desta quarta-feira (19), funcionários CS Brasil, terceirizados da Petrobras, por volta das 5h da manhã se reuniram em Sambaetiba, na estrada próximo ao Comperj.
O motivo do movimento, foi para reivindicar direitos trabalhistas. Segundo funcionários, 10 empregados foram demitidos por justa causa, receberam intimação e precisam manter distância de 10 Km da empresa.
Os motoristas pedem reajuste salarial de 10%, vale alimentação fixo, pois segundo os funcionários a empresa paga alimentação conforme os dias trabalhados. Os trabalhadores pedem também a reintegração desses funcionários que foram demitidos da empresa, apenas por questionar seus direitos, sem que eles sejam punidos e que sejam retirados os processos contra os grevistas.
Segundo os grevistas, a empresa tinha aceitado o acordo pedido pelos funcionários, sendo que na prática ofereceram apenas uma bonificação de R$ 500,00, não incluindo o valor na folha de pagamento, sem garantia que essa bonificação fosse paga todos os meses.
Sem acordo, os trabalhadores se organizaram para continuar as manifestações.
O sindicato Sindipetro estava presente na manifestação e prestou solidariedade aos trabalhadores. “Não podemos ser negligentes e aceitar o descumprimento da lei, das empresas que eles contrataram, como sindicato somos solidários aos trabalhadores.
Aqui estamos falando de colegas de trabalho que estão passando perrengue, somos todos trabalhadores”, afirma Matheus Ribeiro, representante do Sindipetro.
No ato, nenhum representante do sindicato da CS Brasil compareceu.
Entramos em contato com a CS Brasil, mas nenhum dos contatos telefônicos da empresa souberam responder sobre as reclamações trabalhistas. Nos forneceram outros contatos, nos quais não conseguimos retorno.