A Casa Paulina Porto, no centro de Itaboraí, abriga até o dia 14 de setembro, a exposição “Vida e obra de Zeca Palácio”, que retrata a história do ator e diretor José Luiz Colobini Palácio, conhecido como Zeca Palácio. A mostra gratuita é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto Histórico e Geográfico Itaborahyense (IHGI).
A exposição conta com itens de iconografia e material textual em tributo à memória de uma vida dedicada ao teatro, à fé e à formação de gerações de atores e atrizes itaboraienses. Natural do Espírito Santo, o ator e diretor Zeca Palácio veio para Itaboraí ainda criança, sendo servidor público municipal por mais de 36 anos, atuando principalmente no Teatro Municipal João Caetano e na Casa do Artista José Augusto Zangrandi.
Falecido em 2020, o artista deixou um grande legado para a história e memória do teatro em Itaboraí. Seu acervo foi doado ao IHGI em 2022 pela família, e integrado ao Arquivo Histórico da instituição. O secretário municipal de Cultura, Roberto Costa, ressaltou a importância de valorizar os artistas que fizeram parte da história do município.
A mostra conta também com um vídeo produzido pelo IHGI com relatos de familiares, amigos e artistas do município de Itaboraí, que falam um pouco sobre a vivência com o artista.
A Casa Paulina Porto, que também é sede da Secretaria Municipal de Cultura, fica localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, 431, no Centro
Serviço
“Vida e obra de Zeca Palácio”
Data: até o dia 14 de setembro
De segunda a sexta-feira
Horário: das 8h às 17h
Casa Paulina Porto (sede da Secretaria de Cultura)
Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto