Maricá promoveu neste domingo (03/09) a quarta edição do ‘Curta Itaocaia’, um circuito rural da região de Itaocaia Valey, em Itaipuaçu. Nos 17 estabelecimentos participantes, maior quantidade desde a primeira edição, era possível encontrar os mais variados pratos inspirados na culinária local e também teve artesanato e shows musicais, além de trilhas e ‘city tours’ para quem quisesse conhecer melhor a região.
O local mais visitado foi a histórica Fazenda Itaocaia, com uma feira de artesanato e visitação às suas dependências, onde está disponível a exposição permanente “Caminhos de Darwin”. Dali também partiam os passeios a pé ou de carro. Foi em um desses que o casal formado pela radiologista Samantha Figueira, de 32 anos, e o controlador de acesso Igor Moura, de 33, resolveu circular.
“Eu já conhecia o evento e agora consegui trazer ele para um dia sem carro, caminhando pela área. Além disso tem a história da fazenda aqui, que eu acho fascinante”, disse Samantha, enquanto Igor se preparava para o desafio. “Relutei para vir e agora vou encarar, mas também gosto desses espaços antigos”, afirmou Igor, que mora em Itapeba com a esposa.
Os restaurantes também receberam um bom público, em parte composto por gente que ia pela primeira vez ao evento e à região. “Estou achando o ambiente ótimo, e vim com a família junto. Está muito agradável”, observou a aposentada Luiza Elena Pereira, de 67 anos, moradora do bairro Porto da Pedra, em São Gonçalo.
Ao lado dela, o casal de ex-moradores Pedro Paulo Campos, de 66 anos, e Ângela Maria Capelo, de 70, veio do bairro do Fonseca, em Niterói. “Agora que me mudei é que estou descobrindo a localidade. Minha filha ainda mora aqui e sempre me fala do que acontece, e estou gostando bastante”, garantiu Pedro Paulo.
Para o secretário de Promoção e Projetos Especiais de Maricá, José Alexandre Almeida, o ‘Curta Itaocaia’ já pode ser considerado um evento consolidado em sua quarta edição, com um público diferenciado.
“São aquelas pessoas que aliam o paladar, com a gastronomia que é o forte daqui, ao turismo de aventura que estamos incentivando. Temos aqui grupos de guias turísticos que mostram a região para quem chega e, assim, o circuito vai ficando conhecido”, avaliou.
O Curta Itaocaia compõe a estratégia do Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico Sustentável, conhecido como Maricá 2030, criado em 2018 pela Prefeitura de Maricá para oferecer um trabalho de estruturação turística, o que permitiu a criação de novos roteiros e circuitos. Esse trabalho é desenvolvido por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), com as secretarias de Turismo e de Promoção e Projetos Especiais que elaborou o projeto Vem Viver Maricá.