Na manhã desta quinta-feira (5), teve início a Conferência Municipal de Cultura, realizada no Esporte Clube Comercial de Itaboraí. O evento contou com a presença de diversos setores da sociedade, incluindo representantes da Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de Itaboraí, artistas locais, representantes de projetos sociais e membros da comunidade.
O Subsecretário de Cultura de Itaboraí, Alan Motta Ribeiro, abriu o evento e destacou a importância da união da sociedade em prol da cultura local. Ele enfatizou a importância da participação da população na promoção da cultura do município.
“Fico muito feliz em ver a casa cheia, queremos cada vez mais a participação da sociedade na cultura do nosso município.” Afirma Alan.
No entanto, durante o evento, o gestor de projetos e candidato a delegado da conferência municipal de Itaboraí, Everton dos Reis, de 32 anos, fez um pronunciamento sobre os desafios enfrentados pela Secretaria de Cultura. Ele apontou a falta de estrutura, mencionando que o evento acontece das 8h às 17h, que não oferece alimentação para os participantes, dificultando a participação de muitos.
Everton dos Reis também aproveitou a oportunidade para expressar sua gratidão à deputada estadual Zeidan (PT) por seu apoio. A deputada patrocinou o café da manhã e o almoço dos participantes da conferência, suprindo uma carência que a Secretaria de Cultura não pôde atender.
“Na última conferência, a Secretaria de Cultura alegou não ter verba para atender às necessidades da população, com almoço e café da manhã. A sociedade civil entendeu que ficar aqui das 8h às 17h é cansativo, mas, sabendo que é um evento importante para o município, como nem todos podem ajudar, procuramos e pedimos ajuda à deputada estadual Zeidan, que prontamente nos ajudou, fornecendo o almoço, para que possamos aguentar até as 17h nesse evento tão importante para o nosso município.” Afirma Everton.
A falta de recursos e estrutura para eventos culturais locais se tornou um tópico de destaque na conferência, destacando a necessidade de um maior apoio do governo municipal para a promoção da cultura em Itaboraí.