O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) realizou a formatura de 740 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de oito unidades de ensino da rede municipal de Itaboraí, na manhã desta terça-feira (05/12).
Fruto de uma parceria entre a Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ) e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o projeto tem como objetivo prevenir o uso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem para isso, desenvolvendo habilidades para resisti-las.
Ao longo do segundo semestre deste ano, diversas atividades foram realizadas com os alunos das turmas do 5º ano do Ensino Fundamental de oito unidades da rede municipal de ensino, como a elaboração de redações sobre o projeto, além de aulas teóricas no interior das escolas.
Neste semestre, os participantes do Proerd foram os alunos da Escola Municipal Guilherme de Miranda Saraiva, em Ampliação; Escola Municipal Nanete Lima Chagas, no bairro Joaquim de Oliveira; Escola Municipal Promotor Luiz Carlos Caffaro, no bairro Ampliação; Escola Municipal Therezinha de Jesus Pereira da Silva, em Rio Várzea; Escola Municipal Antônio Santos da Silva, no bairro Venda das Pedras; Escola Municipal Jornalista Alberto Torres, no Apollo II; Escola Municipal Antônio Joaquim da Silva, em Manilha e Escola Municipal Jorge Antônio Pinto de Araújo, no Retiro.
Os responsáveis pelas três melhores redações do semestre dentre as escolas participantes foram premiados com uma bicicleta, entregue durante a cerimônia de formatura. Além disso, os alunos destaques do semestre foram premiados com uma medalha e todos os formandos receberam certificado de conclusão do Proerd.