Neste domingo (10), a comunidade surda de Niterói se reúne no Campo São Bento para uma confraternização natalina das 10h às 15h. O encontro tem como objetivo principal promover a comunicação entre surdos e ouvintes, fomentar a inclusão, criar amizades e celebrar o espírito natalino.
O professor de Libras, Elson Nascimento Silva, de 41 anos, destaca a importância do evento para ajudar a combater o preconceito e disseminar informações sobre pessoas surdas. Ele ressalta: “Nós surdos existimos! Namoramos, estudamos, vamos a festas. Não somos diferentes dos ouvintes. Quando nos virem, não tenham medo nem se envergonhem. Gostamos de fazer novas amizades.”
Elson enfatiza a relevância de aprender Libras para facilitar a comunicação, mas destaca que a falta de conhecimento da Língua não deve ser um obstáculo. Ele comenta: “No mundo ideal, seria lindo se todos soubessem Libras. Mas se não sabem, não nos evitem. Encontramos um jeito de ser entendidos, e a tecnologia, como troca de mensagens pelo WhatsApp, também ajuda. Só queremos ser inseridos na sociedade, pois também fazemos parte dela.”