Com apoio da Prefeitura de Maricá, foi promovido nesta segunda-feira (29/01), o primeiro Encontro Colmeia do ano, que tem como objetivo descobrir novos negócios e parcerias para o ciclo de 2024 entre empreendimentos femininos de dentro e de fora de Maricá. O evento, que foi aberto ao público, aconteceu no Galpão Tecnológico de Maricá, em Inoã, e contou rodadas de negócios, como gastronomia, moda, beleza, papelaria, além do lançamento do catálogo digital “Vitrine Colmeia”, catálogo de serviços para projetar mulheres empreendedoras. (Baixe aqui)
“É muito bom a gente poder contar com o apoio do Poder Público para ações como essa. Hoje é um dia onde a gente faz a primeira reunião presencial do ano e a gente faz isso em um espaço público e um equipamento que está estruturado para receber. Aqui temos mulheres fazendo negócio, participando de rodadas de negócios, se conectando. Então eu acredito que nós, como sociedade civil, temos sim que ocupar esses espaços, temos sim que ter o apoio cada vez mais de vocês, porque hoje as mulheres são elas que fomentam a economia, são elas que tomam a frente dos negócios, são elas que estão com os seus esposos muitas vezes dizendo vai lá, faz, vamos juntos, dando aquele funcionamento de coragem e a gente está aqui para representar isso”, disse a idealizadora da Rede Colmeia, Thaisa Muniz.
A rede Colmeia reúne mulheres da cidade com vínculo de superação e empatia. Algumas já passaram por situações de vulnerabilidade social ou diversos tipos de violências.
“É muito importante, muito representativo estar aqui com essas mulheres empreendedoras, porque esse espaço é justamente para isso, para a gente potencializar, para a gente conectar e para a gente criar esse ambiente onde daqui sairão os grandes empreendedores”, comentou Pedro Mota Di Filippo, diretor de Indústria, Energia, Tecnologia e Inovação da Codemar.
O evento, que reuniu mais de 200 mulheres, contou o com show do grupo Samba da Mulher e um delicioso coffee-break.
A empreendedora Cleide Correa de Araújo, de 52 anos, agradeceu e mencionou a importância do grupo.
“Eu acho muito importante, porque aqui eu consegui aprender e passar muitos aprendizados. Na primeira vez que eu tive o evento da Colmeia, eu morri de vergonha de falar com as pessoas, de comunicar, de conectar, logo, o que é muito importante é mostrar com muita ideia, a gente encoraja umas às outras. A gente consegue parcerias, e isso é o importante. Mulheres encorajando outras mulheres!”, disse a moradora de Chácaras de Inoã.
Feira da Colmeia
O grupo realiza mensalmente a Feira da Colmeia, espaço para venda de artesanatos, gastronomia e atrações culturais e informativas que recebe a parceria da Companhia de Desenvolvimento de Maricá, do Banco Mumbuca e das secretarias de Cultura, Promoções e Projetos Especiais, Esporte e Lazer e Ciência e Tecnologia.
Foto Anselmo Mourão