A integração do hidrogênio como catalisador fundamental na busca pela descarbonização eficiente do sistema de transporte público Tarifa Zero é o tema do estudo “The role of hydrogen in the decarbonization of zero fare public transport in Maricá” (O papel do hidrogênio na descarbonização do transporte público Tarifa Zero em Maricá) que acaba de ser publicado na Revista Scientific Journal of Applied Social and Clinical Science.
Fruto de uma parceria da Empresa Pública de Transportes (EPT) com o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) o artigo destaca as inovações tecnológicas que podem moldar o futuro do transporte público em Maricá, abrindo caminhos para novas abordagens na descarbonização do transporte público, reforçando o comprometimento de Maricá com um futuro mais limpo e eficiente.
Além de explorar a aplicação do hidrogênio, os autores abordam as implicações sociais dessa transição, oferecendo uma perspectiva interdisciplinar única.
Para Tatiana Postiço, diretora de Planejamento e Tecnologia da EPT, este primeiro artigo internacional representa um marco significativo em sua jornada de pesquisa. “Por meio dessa colaboração, conseguimos destacar a aplicação prática de teorias sociais inovadoras, proporcionando insights valiosos para a comunidade acadêmica”, explica.
De acordo com o pesquisador do ICTIM, Roberto Accacio de Matos, o artigo destaca os esforços empreendidos pela Prefeitura de Maricá no desenvolvimento de novas tecnologias. “A pesquisa evidencia uma abordagem com foco na visão social e econômica, buscando estabelecer uma integração entre a melhoria da qualidade de vida da população, a preservação do meio ambiente e o reconhecimento do município como um protagonista na geração e exportação de pesquisa e tecnologia”, pontua.
O trabalho também conta com a participação da assessora especial da EPT, Luciana Gomes.
Foto Katito Carvalho