Os moradores da Rua Magda Lena da Silva Braga, popularmente conhecida como Rua (52), no bairro Jardim Itambi, em Itaboraí, têm expressado crescente preocupação com a quantidade de esgoto que se acumula sobre a via.
A rua tornou-se alvo de insatisfação devido ao estado de abandono em que se encontra, destacando-se especialmente o excesso de valas de esgoto nas imediações. Moradores têm manifestado sua preocupação com a falta de cuidado com a população. Uma moradora, Nilvadete de Jesus, de 50 anos e residente há 28 anos no local, expressou: “Nunca tivemos saneamento básico. Temos a esperança de que vejam o nosso sofrimento neste local, é a nossa realidade”.
Nossa equipe entrou em contato com as autoridades competentes para obter esclarecimentos sobre a situação atual. Devido à falta de saneamento básico com qualidade para a população, os moradores vivem com suas famílias, incluindo crianças, idosos, deficientes físicos e pessoas com dificuldades de locomoção. No entanto, até o momento, não obtivemos resposta.
A falta de intervenção efetiva para resolver esse problema está gerando apreensão entre os moradores, especialmente em tempos de atenção aos mosquitos transmissores de doenças e infestação de ratos, causando doenças graves como hepatite e leptospirose. A situação é considerada uma calamidade pública. Os moradores pedem medidas urgentes para garantir a limpeza e a segurança da comunidade