A Campanha de Vacinação contra a Influenza começará na próxima segunda-feira (25/03), em Itaboraí. Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, a campanha não será dividida por fases e todos os grupos prioritários, a partir de seis meses de idade, poderão tomar a dose da vacina, em um dos 34 postos de Saúde espalhados pelo município, das 9h às 16h.
Os grupos prioritários para a vacinação são: crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (cinco anos, 11 meses e 29 dias); trabalhador da Saúde (todos os trabalhadores da Saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade); gestantes e puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais de idade; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Para se vacinar, é necessário apresentar documento que comprove o vínculo ativo profissional ou estado de saúde, como, por exemplo, em doenças crônicas. No caso das puérperas, é necessário apresentar documento que comprove o puerpério, como certidão de nascimento, cartão da gestante ou outros. E ainda documento de identidade, CPF ou Cartão SUS, e cartão de vacina.
A vacina da Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) apresenta três tipos de cepas do vírus, são eles: H1N1, H3N2 e linhagem B/Victoria. O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza, na população alvo para a vacinação.
Segundo a diretora do Departamento de Imunobiológicos e Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Katiuscia Lessa, a meta da campanha é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos elegíveis.
“A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A vacinação contra a Influenza permite minimizar e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários”, disse Katiuscia.
Foto; Banco de imagem